Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Câncer no olho: sintomas e como tratar

Dezembro 15, 2021 by Centro de Catarata1
existe-cancer-no-olho-ccm-blog-1200x503.jpg

Você já ouviu falar de câncer no olho? É, de fato, um problema de saúde incomum. Mas isso não significa que você não deva tentar prevenir o seu aparecimento.

Em alguns casos, um procedimento simples pode curar o câncer ocular. Mas, em outras situações, a lesão pode aparecer em áreas difíceis do órgão e comprometer bastante o tratamento.

Neste artigo, você vai conhecer os principais sintomas do câncer nos olhos, como prevenir a doença e no que consiste o seu tratamento. Boa leitura!

Quais os sintomas do câncer no olho e como ele é diagnosticado?

O câncer no olho não é uma doença tão frequente e, além de um tumor com origem no globo ocular, ele pode vir também como consequência do carcinoma em outras partes do corpo. 

Ou seja, podemos ter um câncer ocular disseminando pelo corpo ou, vice-versa, um tumor em alguma parte do corpo que dissemina inclusive para os olhos.

Normalmente, o tumor atinge apenas a camada mais superficial dos globos oculares. Se não for feito o diagnóstico precoce da lesão, ele pode expandir e passar para dentro do olho — o que dificulta o tratamento.

Entre os diferentes tipos, podemos destacar:

Melanoma ocular

É o mais comum, mas na maioria das vezes não tem sintomas, o que aumenta o risco do câncer evoluir, internalizar e atingir a coroide, uma membrana que fica entre a parte branca do olho (esclera) e a retina. 

Mas pode ser que o paciente note perda parcial da visão, sombras e algumas manchas escuras na conjuntiva — região que recobre a esclera. 

O melanoma costuma ser identificado por meio de um simples exame de rotina com o oftalmologista, como o mapeamento de retina. Se foram observadas células anormais, o médico solicita exames mais específicos para fechar o diagnóstico.

Retinoblastoma

Já o retinoblastoma, um câncer que atinge a retina, é mais frequente nas crianças. 

O seu principal sintoma é um reflexo brilhante nos olhos, um flash semelhante ao que aparece nos olhos dos gatos, durante a noite.

O diagnóstico costuma se dar com o teste do olhinho, um importante exame de triagem que é realizado ainda na maternidade.

Linfoma intraocular

É um câncer ainda mais raro que os outros dois e tende a acometer idosos ou pessoas com sistema imunológico comprometido, como portadores do vírus HIV.

Entre os sintomas estão a visão embaçada, massa na pálpebra e sensação de pressão no olho.

Para o diagnóstico, o médico costuma solicitar exames de imagem e biópsia da lesão.

O que fazer para prevenir o câncer ocular?

Estima-se que a cada um milhão de pessoas, 10 desenvolvem o melanoma ocular. Apesar de rara, a doença existe e, por isso, é interessante preveni-la.

Pessoas que vivem em lugares com forte exposição solar, como nas cidades do Norte e Nordeste, além das que possuem histórico familiar de câncer no olho, podem ter risco maior.

Mas vale ressaltar que, em crianças de até 2 anos de idade, a prevalência é bem maior — considerada alta, para o padrão mundial. São 21,5 a 27 casos de retinoblastoma, por milhão. 

Dessa forma, conheça algumas das principais recomendações para prevenir essa doença e tente aplicá-las também no seu filho:

  • realizar check-up anual com um médico oftalmologista;
  • utilizar óculos escuros com proteção UVA e UVB, além de acessórios que protejam a área dos olhos;
  • tomar cuidado também na praia, pois a areia e a água reflete bastante a luz solar;
  • fortalecer o sistema imunológico, no casos de pessoas que passaram por transplante;
  • prevenir o câncer de modo geral, com bons hábitos de vida, como boa alimentação, sono de qualidade e exercícios físicos regulares.

Câncer nos olhos tem cura?

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo.

No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular. 

Os sintomas do câncer no olho são sinais comuns, que podem passar batido. Por isso, o acompanhamento regular com um oftalmologista é uma das formas mais eficazes de prevenir essa doença.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.


Um comentário

  • Katrice

    Março 21, 2024 at 6:04 pm

    Hi there, just wanted to say, I enjoyed this bkog post.
    It was practical. Keep oon posting!

    Here is my paage … Katrice

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS