Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Mapeamento de retina: como funciona o exame?

Outubro 19, 2021 by Centro de Catarata0
mapeamento-de-retina-como-funciona-Centro-de-catarata-madureira_-1200x467.jpg

O exame de mapeamento de retina é um procedimento bastante comum e indicado pelo médico oftalmologista para alguns pacientes. O principal objetivo desse exame é fazer uma análise detalhada e aprofundada da retina (fundo do olho).

O mapeamento de retina auxilia no diagnóstico precoce de diversas doenças oculares. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

O que é o mapeamento de retina?

O exame de mapeamento de retina, consegue analisar diversos detalhes, como a região periférica e central da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.

Além disso, também serve como um exame complementar e ainda mais completo que o exame de fundoscopia, o qual analisa apenas a região central da retina.

Entenda mais sobre a retina

A retina é responsável pela formação de imagens pelos nossos olhos. Ela converte os estímulos luminosos em impulsos nervosos, que em seguida, são “interpretados” pelo cérebro.

Quais doenças são identificadas pelo mapeamento de retina?

Através do exame de mapeamento de retina, é possível identificar doenças e problemas oculares, como:

Como funciona o exame?

O exame é simples e pode ser realizado em consultório. O médico utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio a uma distância de quinze centímetros dos olhos do paciente.

Com a pupila previamente dilatada com o uso de um colírio, é inserido um feixe de luz para que a mesma seja iluminada, e assim, o oftalmologista consiga visualizar toda a retina e o fundo do olho.

Quais são as orientações para o exame?

A primeira recomendação é que o paciente vá com um acompanhante quando for realizar o procedimento, o que se deve a aplicação para dilatação da pupila antes do exame, fazendo com que a visão possa ficar um pouco embaçada em um período de 4 a 6 horas. Dessa forma, também não é aconselhável dirigir ou ir sozinho para casa.

No entanto, o mapeamento de retina é um exame simples e que não exige internação e nem jejum prévio. O exame costuma durar no máximo 1 hora, principalmente pela necessidade da dilatação das pupilas.

Quando fazer o exame de mapeamento de retina?

O mapeamento de retina é um exame fundamental para o diagnóstico de muitas doenças e problemas oculares em estágio inicial, sendo de extrema importância realizá-lo, principalmente ao notar sintomas. Em casos mais específicos, o exame é indispensável, como:

  • dificuldades na visão ou para enxergar;
  • doenças sistêmicas;
  • em casos de suspeita de retinopatias;
  • problemas ou alterações na retina ou no nervo óptico;
  • pessoas que tiveram problema de perda de visão – para acompanhamento regular através do exame.

Além disso, para pessoas com hipertensão e diabetes, o exame também é recomendado, afinal, essas doenças também podem causar alterações na retina. Para pessoas que tomam determinados medicamentos, a indicação é de que o exame também seja feito.

Com que frequência realizar o exame?

A frequência com a qual o exame deve ser feito irá variar conforme a idade do paciente e seu histórico de saúde. Mas vale reforçar que essa orientação deve ser feita pelo oftalmologista, assim como a primeira vez que o exame será realizado.

Esse profissional saberá informar de forma mais precisa a periodicidade e frequência do exame.

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio! Portanto, não hesite em buscar ajuda profissional e realizar os exames orientados pelo médico oftalmologista, afinal, essa é uma maneira não apenas de prevenir doenças oculares, mas de também diagnosticar precocemente problemas ou doenças que podem trazer prejuízos à visão e também à qualidade de vida. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a retina e sobre como funciona o exame de mapeamento de retina, fica mais fácil saber quando realizar o exame, não é mesmo?

Há qualquer outra dúvida relacionada à questões oftalmológicas, converse com seu oftalmologista para obter as orientações corretas.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS