Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Catarata: quais são os sintomas e como tratar?

Janeiro 31, 2021 by admin0
Centro-de-Catarata-Madureira-catarata-quais-sao-os-sintomas-e-como-tratar-blog-post.jpg

A catarata é uma doença ocular silenciosa e seus sintomas podem demorar a aparecer. O problema se caracteriza pelo comprometimento de uma lente natural chamada cristalino, o que pode levar a perda progressiva da visão. 

A condição pode se manifestar em diversas fases da vida devido a inúmeros fatores. Quer entender melhor? Então, siga a leitura e saiba mais sobre a catarata

O que é Catarata?

A catarata é um termo usado para definir qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente que fica atrás da íris, podendo ser congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão.

Em outras palavras, podemos descrever a catarata como uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, podendo atrapalhar ou diminuir a visão.

Mais frequente em pessoas idosas, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo segundo Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema pode levar desde pequenas distorções na visão até a cegueira completa.

Além disso, bebês podem nascer com catarata (catarata congênita) e crianças e adolescentes também podem desenvolver a condição, que na maioria dos casos ocorre devido a lesões ou doenças.

Em alguns casos, a pessoa desenvolve o problema em ambos os olhos ao mesmo tempo, dependendo de sua causa. Pessoas que tiveram catarata em um olho têm mais probabilidade de desenvolver futuramente no outro olho também. 

Quais são os sintomas da Catarata?

A catarata pode não ser percebida facilmente ou diagnosticada a olho nu pelo próprio portador em estágio inicial.

Alguns dos sintomas da catarata, são:

  • Sensação de visão embaçada
  • Dificuldade para enxergar com nitidez
  • Alterações contínuas no grau dos óculos
  • Sensibilidade à luz
  • Reflexos ao redor das luzes
  • Pontos luminosos ao redor da visão
  • Percepção de que as cores estão desbotadas e menos vibrantes

Somente o oftalmologista pode diagnosticar corretamente a catarata. O ideal é realizar um check-up oftalmológico anual, independentemente da idade ou saúde física. 

Durante o exame oftalmológico o médico poderá verificar e detectar possíveis doenças oculares e então, no caso de catarata, indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.

Quais são as causas da catarata? 

A catarata é uma doença multifatorial, ou seja, ela pode ser o resultado de complexas interações entre fatores genéticos e ambientais. A principal causa da doença é o envelhecimento do cristalino que ocorre com o avanço da idade, chamada catarata senil.

Além disso, o surgimento da catarata pode estar relacionado a alterações metabólicas que ocorrem em doenças sistêmicas, como o diabetes mellitus, por exemplo e alterações oculares como a alta miopia, uveíte e pseudoexfoliação.

Tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, uso de certos medicamentos como os corticoides, traumas e radiações (UV, Raio X e outras) também podem estar associados com o surgimento da doença.

É possível prevenir?

Infelizmente, não há como prevenir a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino.

No entanto, podemos realizar algumas medidas que ajudam a reduzir e prevenir os fatores de risco ligados ao desenvolvimento da catarata. Veja algumas 

  • Não fume
  • Use óculos, bonés ou chapéus para proteger os olhos da radiação ultravioleta, principalmente UVB
  • Tome cuidado com traumas e procure ajuda médica
  • Tenha uma dieta equilibrada e faça exercícios para manter o peso ideal
  • Mantenha tratamento adequado do diabetes mellitus
  • Evite o uso de corticóides

Como tratar?

Não existe um tratamento clínico para a doença, a única maneira eficaz para a catarata é a cirurgia. O tratamento cirúrgico consiste na remoção do cristalino opaco, onde a lente natural opaca é retirada e substituída por uma lente artificial transparente.

A lente artificial chama-se lente intraocular e permite a melhora da passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho. Após retirada e substituída, a catarata não volta mais. 

É fundamental tratar a catarata com um oftalmologista habilitado. Para alcançar bons resultados, certifique-se de que o especialista faz parte da lista de membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa (BRASCRS).

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialista oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Artigos Recentes

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat