Abri menu Fechar menu
Oftalmologia

Dor de cabeça constante: quando é problema de visão?

16 de maio de 2021
Dor de cabeça constante: quando é problema de visão?

A dor de cabeça, conhecida cientificamente como cefaleia, afeta cerca de 140 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Quando há a presença de dor de cabeça constante, associada a outros sintomas de desconforto nos olhos, a causa pode ser algum problema ou doença ocular. Algumas situações cotidianas, como a alta exposição às luzes artificiais ou até mesmo a falta do uso de óculos, também podem causar dores de cabeça.

Mas afinal, qual a relação entre a cefaleia frequente e a visão? Acompanhe a leitura e entenda.

Dor de cabeça constante X Problemas de visão: entenda a relação

Para podermos enxergar imagens nitidamente, as estruturas oculares passam por um processo de acomodação. Ou seja, o cristalino precisa se adaptar para encontrar o foco adequado.

Nossas pupilas também precisam abrir e fechar de acordo com a incidência da luz, por exemplo. Portanto, é necessário que todas as estruturas oculares estejam funcionando de maneira adequada. 

Quando isso não acontece, podem surgir alguns problemas de visão, fazendo assim, com que a nossa estrutura ocular fique prejudicada, causando uma série de sintomas, como visão embaçada, dor no olho, vermelhidão, ou até mesmo acarretar em algumas doenças como catarata e glaucoma, por exemplo. É aí que a dor de cabeça constante entra em jogo, pois normalmente ela se manifesta como um dos principais sintomas de que algo não vai bem com a sua saúde ocular.

4 problemas de visão que podem causar dor de cabeça

A dor de cabeça constante relacionada à visão, na verdade, normalmente pode ser causada por sintomas da enxaqueca ou da cefaleia em salvas. Por isso, é importante saber diferenciar e obter um diagnóstico correto com o seu médico oftalmologista.

Confira alguns dos principais problemas de visão relacionados à dor de cabeça constante:

1- Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo

Pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo precisam sempre utilizar óculos de grau ou lentes de contato, caso contrário, a dor de cabeça pode surgir, devido a um maior esforço para focar em objetos que estão longe ou próximos.

Quanto maior o tempo de esforço, maiores as chances da dor de cabeça se transformar em uma enxaqueca. Portanto, lembre-se de utilizar óculos e os colírios receitados pelo seu médico.

2- Visão cansada

O uso diário e contínuo de celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos, faz com que a nossa vista “trabalhe” mais. Mesmo quem não sofre com dores de cabeça, pode começar a manifestar sintomas quando o uso desses aparelhos é feito em excesso.

Nesses casos, descansar a vista por algumas horas ou minutos, é o mais indicado. Diminuir o brilho do computador e evitar olhar fixamente muito tempo para uma determinada tela, são algumas dicas que auxiliam no problema.

3- Lesões nos olhos

A parte externa dos olhos está mais suscetível a sofrer alguma lesão, como arranhões, por exemplo. Isso pode acarretar em problemas de visão e dor ocular, ocasionando na dor de cabeça.

4- Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular séria, que se não for bem tratada, pode acarretar na perda total da visão. Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo.

Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista. Saiba mais sobre essa condição aqui.

Como solucionar e tratar o problema?

Se você estiver sofrendo com dor de cabeça constante ou algum incômodo ocular, vá até um médico oftalmologista para obter o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado. O médico irá avaliar se a sua dor de cabeça é fruto de algum problema na visão ou não.

Caso não tenha relação com os olhos, o profissional pode encaminhar o paciente para outro médico, de acordo com a sua especialidade.

Dessa forma, também é fundamental realizar exames oftalmológicos com frequência, afinal, muitos problemas e doenças oculares podem ocorrer de maneira silenciosa, sem apresentar sintomas iniciais. Esteja sempre atento à saúde dos seus olhos e adote alguns hábitos saudáveis a fim de evitar e prevenir o surgimento de doenças oculares e dores de cabeça.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.