Abri menu Fechar menu
Informação

5 razões para não ter medo de cirurgias oculares

17 de dezembro de 2021
5 razões para não ter medo de cirurgias oculares

Pessoas que têm algum tipo de problema ou distúrbio nos olhos podem precisar, em alguns casos, de cirurgias oculares.

De acordo com uma pesquisa divulgada no final do ano passado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), o número de cirurgias de catarata, por exemplo, dobrou na última década. 

Só em 2020, foram feitas aproximadamente 601 mil cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde), superando o ano de 2009, com 302 mil.

No entanto, muitas pessoas têm medo de realizar alguma cirurgia ocular. Por isso, preparamos algumas dicas para te tranquilizar e mostrar que o procedimento é seguro. Confira!

Por que não ter medo de cirurgias oculares?

A seguir, você vai descobrir por que as cirurgias oftalmológicas são seguras, benéficas e eficientes.

As cirurgias nos olhos não provocam dor

Em todas as cirurgias oculares, é aplicada uma anestesia local pelo médico oftalmologista. Isso impede qualquer sensação de dor ou incômodo durante o procedimento.

Além disso, elas costumam durar entre 15 e 20 minutos — um processo muito rápido, quando comparado aos outros procedimentos cirúrgicos.

A recuperação é tranquila

Se você seguir corretamente todas as orientações do seu oftalmologista, como repousar e utilizar os medicamentos prescritos, você não precisará se preocupar.

Lembre-se: quanto melhor você seguir as recomendações, mais rápido você irá se recuperar.

Elas trazem maior qualidade de vida

Para quem convive há muitos anos com doenças ou distúrbios oftalmológicos, a cirurgia pode ser a solução ideal — ou mesmo a única opção de tratamento. 

Como principal benefício, ela traz bem-estar e qualidade de vida, além de diminuir o risco de acidentes causados por problemas de visão. Os resultados costumam ser excelentes e previnem o avanço de outras doenças oftalmológicas. 

As cirurgias oculares estão cada vez mais modernas e confiáveis

Com o passar dos anos, a medicina tem apresentado diversos avanços no campo oftalmológico, permitindo que os processos das cirurgias oculares sejam cada vez mais rápidos, eficientes e com resultados satisfatórios.

A criação da técnica a laser em cirurgias refrativas, por exemplo, resolve rapidamente problemas de miopia e astigmatismo. Por causa dessa evolução, o procedimento é ainda mais resolutivo e a recuperação, mais rápida. 

As chances de sucesso são altas

São raros os casos de cirurgias que apresentam algum tipo de complicação. No geral, as taxas de sucesso são muito altas. 

Pesquise bem sobre a clínica que você irá fazer a cirurgia, isso ajudará a trazer mais tranquilidade.

Quando as cirurgias oculares são indicadas?

Como já citamos anteriormente, as cirurgias oculares são indicadas como medida de prevenção de agravos quando já há o diagnóstico de doenças no olho. 

O tipo mais comum é a cirurgia feita a laser, utilizada para corrigir erros refrativos — algo muito comum em pessoas com miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Mas, afinal, como saber quando é realmente indicado fazer uma cirurgia? Acompanhe.

Catarata

A catarata afeta pessoas com mais de 55 anos e consiste na deterioração da membrana do olho, criando imagens turvas e embaçadas.

Por esse acometimento físico, principalmente, a intervenção cirúrgica se mostra muito promissora. Ela evita a cegueira total, na maioria dos casos. 

A cirurgia é feita a laser e uma lente intraocular é aplicada ao final do procedimento, como forma de corrigir a visão, que volta a ficar limpa e nítida.

Glaucoma

Essa doença é causada por uma elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no cérebro e, consequentemente, problemas na visão.

O tratamento do glaucoma costuma ser feito com o uso de medicamentos e colírios, mas a cirurgia é recomendada nos casos mais graves. 

Estrabismo

O estrabismo é um desalinhamento ocular que não causa prejuízos à visão, mas pode incomodar o paciente esteticamente. Portanto, a decisão da cirurgia também é pessoal.

Vale pontuar que, em alguns casos, a cirurgia é a melhor saída, pois consiste em uma solução definitiva. O resultado esperado é que os olhos fiquem alinhados.

Vale a pena realizar cirurgias nos olhos?

As cirurgias oculares têm como principal objetivo trazer resultados satisfatórios e prevenir a evolução de alguns quadros oftalmológicos, além de promover uma melhor qualidade de vida. 

O oftalmologista é o profissional indicado para tirar todas as suas dúvidas sobre os assuntos relacionados à visão e às cirurgias oculares. Por isso, não hesite em agendar uma consulta.

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários