Dor nos olhos: o que pode ser?
O que pode ser dor nos olhos? Essa é uma boa pergunta, principalmente para quem já teve esse problema.
Como quase todo sintoma, a dor ocular pode indicar desde condições mais simples — usar óculos, por exemplo — ao glaucoma e a outras doenças que podem levar à cegueira.
Pensando nisso, abordamos as causas mais frequentes da dor no olho e como você pode aliviar enquanto aguarda a consulta. Boa leitura!
Quais as causas da dor nos olhos?
A dor nos olhos é um sintoma que se manifesta como ardência, irritação ou sensação de corpo estranho no olho. Pode acontecer em um ou dois olhos e na parte da frente ou de trás.
Essa queixa pode indicar problemas de baixa gravidade, como secura no olho. Enquanto achados mais graves, como catarata, podem surgir sem provocar dor.
De toda forma, o mais seguro é estar em dia com as consultas oftalmológicas preventivas.
No geral, as causas mais comuns da dor na vista são:
Necessidade de usar óculos
Esse tipo de dor ocular surge em baixa intensidade e vai piorando à medida que a pessoa lê, assiste televisão etc. Também costuma vir acompanhada de dor de cabeça, que passa ao dormir.
O uso do óculos resolve definitivamente esse problema.
Olho seco
É a deficiência na lubrificação dos olhos, tanto pela evaporação rápida do líquido quanto por doenças que afetam a sua composição. Além da dor nos olhos, a síndrome do olho seco também causa irritação e sensação de areia no globo ocular.
O uso do colírio lubrificante adequado, entre outras recomendações e tratamentos, costumam aliviar o problema.
Esclerite
A esclerite é uma inflamação que geralmente está associada a alguma condição pré-existente, como doenças reumáticas. Esse tipo de dor também é progressiva e pode irradiar para a cabeça.
O tratamento da doença de base resolve esse problema.
Glaucoma
É a alteração na drenagem do humor aquoso do olho, um líquido que, ao se acumular, aumenta a pressão e provoca sintomas mais graves, como perda visual irreversível.
O glaucoma tem tratamento e é considerado emergência oftalmológica.
Neurite óptica
É a inflamação de um nervo no olho, que começa causando dor ao mudar o olhar. A neurite óptica tem tratamento e, assim, essa dor no olho pode ser tratada.
Manifestação ocular da herpes
A herpes é uma doença viral, mas que pode atingir a córnea. Geralmente, essa doença fica ativa por deficiência no sistema imunológico. Ao tratá-la, o sintoma de dor ocular também se resolve.
Uveíte
A herpes, assim como outras doenças reumáticas e infecções, também podem provocar a uveíte, inflamação da íris e de outras áreas associadas. O tratamento da doença que a causa também pode curar a dor no olho.
O que fazer para aliviar a dor ocular?
Enquanto você se organiza para a consulta com o médico oftalmologista, é possível seguir algumas recomendações para ter alívio da dor.
Mas lembre que nem toda dor ocular tem origem nos olhos. É o caso da enxaqueca, algumas outras dores de cabeça, sinusite etc. Como a região da face tem muitos nervos, a sensação de dor nessas outras áreas pode ser sentida no olho.
Mas veja como amenizar sintomas que ocorrem diretamente nos olhos:
- lave os olhos: principalmente quando a causa é o olho seco, lavar a região dos cílios com água e sabonete neutro diluído pode aliviar a sensação.
- aplique uma compressa fria no olho: molhe uma toalha macia na água fria, retire o excesso de água e aplique sobre seus olhos por cerca de 15 minutos ou até amenizar a dor.
- descanse a vista: algumas causa da dor nos olhos é o esforço ocular, como quando a pessoa precisa de óculos. Faça intervalos de descanso e feche os olhos.
- utilize óculos escuros: algumas vezes, a dor no olho é apenas uma sensibilidade à luz. Se você não puder ficar um tempo com os olhos fechados, utilize óculos escuros.
- use colírios: se o seu colírio, prescrito por um médico, não possuir conservantes em sua composição, você pode utilizá-lo sempre que quiser para aliviar a dor.
A dor nos olhos é um sintoma que incomoda, mas também é um sinal que o organismo dá de que algo está errado. Geralmente, esse incômodo indica problemas que têm um bom prognóstico, mas é essencial buscar um oftalmologista para tratá-los o quanto antes.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
1 Comentário
Fiz catarata no meu olho direito a 5 anos atrás, recentemente fiz o esquerdo, só que o direito começou a doer e não enxergo direito com ele, o que devo fazer para a dor passar?