Abri menu Fechar menu
Informação

Olho seco no verão: saiba como evitar esse e demais problemas na estação

14 de janeiro de 2022

O olho seco é um problema associado à utilização excessiva de eletrônicos, a um clima mais quente, às doenças crônicas e, mais recentemente, ao uso de máscara facial.

Acontece porque o ar quente da expiração oral, caso entre em contato com o olho, pode levar à evaporação rápida da camada aquosa do olho. Além da sensação de secura, irritação, ardência e areia nos olhos.

Mas como prevenir o olho seco? No verão, os olhos estão mais propensos a outras doenças? Leia mais!

O que pode causar olho seco?

Olho seco, ou síndrome do olho seco, é a alteração ocular que causa redução na quantidade da lágrima, ou redução da qualidade dela, como o seu espessamento.

A sensação do paciente é de ardência e areia nos olhos. Justamente porque o líquido em contato com a córnea evapora mais rápido. 

Vale lembrar que o filme lacrimal tem funções essenciais, como nutrição e proteção das estruturas oculares.

Esse problema pode ter causa sistêmica, quando é resultado de uma doença autoimune, por exemplo, como pode surgir de forma sazonal, no verão — já que o ar quente pode ressecar os olhos.

Como evitar o incômodo?

Felizmente, o olho seco pode ser aliviado com medidas simples e dificilmente evolui para algo pior, como a perda da visão. Conheça as recomendações:

Evite o uso excessivo de telas, de computador ou celular

Quando utilizamos o computador ou o celular por muito tempo, os olhos trabalham exaustivamente para manter o foco visual. Esse estresse provoca desconfortos como sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz, olho seco etc. 

O ideal é usar esses dispositivos eletrônicos por até 8 horas ao dia.

Faça exercícios para relaxar os olhos

Quem trabalha pelo computador ou precisa usar bastante o celular, por exemplo, pode precisar passar mais de 8 horas de frente às telas. Para amenizar os efeitos prejudiciais desse hábito, há exercícios para relaxar a visão, como o simples ato de piscar e o palming.

O palming consiste em aquecer as mãos, esfregar uma na outra, abaixar a cabeça e cobrir os olhos, já fechados, com as palmas das mãos, em conchas. Permaneça nessa posição por três a cinco minutos, respirando e evitando que a luz passe pelos seus dedos.

Utilize colírios regularmente

Consulte um médico oftalmologista e relate os seus sintomas, caso você tenha olho seco, mesmo no verão. Provavelmente, ele vai prescrever um colírio adequado para o seu caso.

Geralmente os colírios lubrificantes podem ser utilizados duas a três vezes por dia, mas sempre siga as orientações do seu médico.

Use óculos ao sair de casa

Além do óculos escuro, um acessório típico dessa estação do ano, saiba que qualquer óculos é útil para servir de barreira física contra o vento.

Então se você sair à noite e já possui óculos de grau, é interessante utilizá-lo, já que o vento piora o olho seco.

Higienize os cílios todos os dias

Protetor solar, cosméticos, maquiagens e outros produtos podem obstruir as glândulas que protegem a camada aquosa do filme lacrimal. Essas estruturas ficam justamente próximas aos cílios.

Por isso, dilua um pouco de sabonete neutro em água e lave suas pálpebras pelo menos duas vezes por dia.

Que outros problemas oculares podem surgir no verão?

Agora que você sabe como evitar olho no verão, veja que outros problemas também podem aparecer:

  • conjuntivite: inflamação nos olhos causada por patógenos ou alérgenos. Proteja os olhos do vento e redobre os cuidados com protetores solares e outros produtos que podem entrar em contato com a região ocular;
  • pterígio: crescimento de um tecido no olho, decorrente da exposição excessiva ao sol. O uso do óculos de sol é a principal forma de evitar essa doença;
  • ceratite: o contato com microrganismos pode levar à ceratite, inflamação da córnea. Uma forma de evitar, é sempre retirar as lentes de contato antes de entrar na piscina.

Prevenir o olho seco, bem como as outras doenças oculares, também é aproveitar bem o verão. Caso sinta qualquer incômodo, procure um oftalmologista para que o quadro se resolva rapidamente e você possa aproveitar melhor a estação.

Gostou de saber como prevenir o olho seco? Continue aprendendo como cuidar da sua saúde ocular com este artigo sobre o mapeamento de retina, um importante exame de check-up oftalmológico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários