Tipos de catarata: saiba quais são
Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença silenciosa que atinge mais de 120 mil brasileiros a cada ano, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Há diferentes tipos de catarata, os quais podem surgir em qualquer idade, sendo mais predominante após os 65 anos de idade.
Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre os principais tipos de catarata. Boa leitura!
O que é Catarata?
A catarata é um termo usado para definir qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente que fica atrás da íris, podendo ser congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão.
Em outras palavras, podemos descrever a catarata como uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, podendo atrapalhar ou diminuir a visão.
Mais frequente em pessoas idosas, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema pode levar desde pequenas distorções na visão até a cegueira completa.
Além disso, bebês podem nascer com catarata congênita, crianças e adolescentes também podem desenvolver a condição, que na maioria dos casos ocorre devido a lesões ou doenças.
Em alguns casos, a pessoa desenvolve o problema em ambos os olhos ao mesmo tempo, dependendo de sua causa. Pessoas que tiveram catarata em um olho têm mais probabilidade de desenvolver futuramente no outro olho também.
Quais são as causas e sintomas?
Envelhecimento natural do cristalino, alterações metabólicas – diabetes mellitus, por exemplo – e alterações oculares como a miopia ou uveíte, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da catarata.
Traumas oculares ou o uso de determinados medicamentos e corticoides também são fatores que podem contribuir para o surgimento da doença.
A catarata muitas vezes é uma doença silenciosa e seus sintomas podem demorar a aparecer. No entanto, quando ocorrem, são eles:
- Sensação de visão embaçada;
- Dificuldade para enxergar com nitidez;
- Alterações contínuas no grau dos óculos;
- Sensibilidade à luz;
- Reflexos ao redor das luzes;
- Pontos luminosos ao redor da visão;
- Percepção de que as cores estão desbotadas e menos vibrantes.
Tipos de catarata
A catarata pode ser classificada em 4 tipos: catarata senil, catarata congênita, catarata secundária e catarata traumática. Saiba mais a seguir sobre cada um dos tipos de catarata.
Catarata Senil
Esse é o tipo mais comum de catarata e está relacionado à idade. Conforme o passar dos anos, o nosso cristalino vai envelhecendo, podendo ocasionar na perda de transparência, ocasionando assim na catarata e, consequentemente, atrapalhando o paciente na realização de atividades diárias.
Costuma surgir a partir dos 55 anos de idade.
Catarata Congênita
Como o próprio nome sugere, este tipo de catarata está associado a fatores genéticos, surgindo normalmente entre 6 meses de idade a 1 ano. Sua origem está associada a mutações genéticas, alterações cromossômicas ou casos de infecções durante a gravidez.
Catarata Secundária
Este tipo de catarata está associado a doenças oculares relacionadas, como: uveíte, glaucoma e miopia. Também pode estar relacionada ao uso de medicamentos, como anti-inflamatórios ou corticoides.
Catarata Traumática
Surge após algum evento traumático, como: lesão ocular, perfuração ou ainda em consequência de algum tratamento que tenha envolvido radiação.
Tratamento para catarata: como funciona?
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, que consiste na remoção do cristalino opaco, onde a lente natural opaca é retirada e substituída por uma lente artificial transparente.
A lente artificial chama-se lente intraocular e permite a melhora da passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho. Após retirada e substituída, a catarata não volta mais.
Assim, é fundamental realizar check-ups oftalmológicos de rotina a fim de identificar a catarata ou outras possíveis doenças oftalmológicas e preveni-las ou iniciar o tratamento o quanto antes, e assim, evitar que evolua para quadros mais graves.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos ainda com profissionais especializados no diagnóstico e exames voltados para a prevenção da catarata.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários