Ambliopia: o que é, causas, sintomas e tratamento
Também conhecido como olho preguiçoso, a ambliopia é uma condição caracterizada pelo desvio ou desalinhamento de um ou ambos os olhos, devido ao desenvolvimento anormal da visão na infância, sendo a principal causa da perda da visão na infância segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP).
A perda de visão ocorre pois as vias responsáveis por transmitir um sinal do cérebro aos olhos não são devidamente estimuladas, assim, o cérebro aprende a enxergar somente imagens borradas com o olho acometido pela ambliopia.
Neste conteúdo falamos sobre quais são os tipos, causas, sintomas e tratamento para a ambliopia. Acompanhe!
Causas da ambliopia
As vias visuais das crianças ainda não estão totalmente desenvolvidas no nascimento, levando alguns anos para que isso aconteça. Esse processo entre o sistema visual e o cérebro, necessita de estímulos de imagens claras, alinhado e focalizadas em ambos os olhos, o que normalmente ocorre a partir dos três anos de idade, se estendendo até em média os oito anos.
Caso o cérebro não receba esses estímulos durante este período de desenvolvimento, ele pode “ignorar” a imagem desse olho, resultando na perda de visão, ou seja, na ambliopia.
As principais causas da ambliopia são:
- Desalinhamento dos olhos (estrabismo);
- Problemas de focalização (erros de refração);
- Bloqueio da visão.
Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.
Tipos de ambliopia
Ambliopia causada por estrabismo
Também conhecido popularmente como vesgueira, o estrabismo é uma das principais causas da ambliopia. É uma condição caracterizada pelo desalinhamento intermitente ou constante de um olho, de maneira que a linha de visão não aponta para o mesmo ponto que o outro olho.
Sem tratamento adequado, o estrabismo pode favorecer o surgimento da ambliopia ou até mesmo levar à cegueira.
Ambliopia causada por erros de refração
A ambliopia causada por erros de refração é ocasionada por condições como hipermetropia, miopia ou astigmatismo, em casos que não são corrigidos na infância, resultando em um mau desenvolvimento da visão de um ou ambos os olhos afetados.
Ambliopia causada por bloqueio ou diminuição da visão
Esse é o tipo de ambliopia menos frequente. Ele ocorre quando há uma opacificação do cristalino (devido à catarata congênita, por exemplo), ou da córnea, distorcendo a luz que chega ao olho. Outra causa é o glaucoma ou quando há uma pálpebra muita caída a qual bloqueia a visão e causa ambliopia.
Sintomas
Há alguns sintomas que auxiliam a identificar a ambliopia em crianças. São eles:
- Pouca percepção de profundidade (dificuldade em perceber o quão longe ou perto está);
- Fechar um dos olhos;
- Inclinar a cabeça para enxergar melhor.
Diagnóstico
Para detectar problemas no campo visual, há exames preventivos e periódicos que devem ser feitos na infância (preferencialmente antes dos três anos de idade até toda infância). O oftalmologista irá orientar os exames e tratamentos necessários conforme cada caso.
Tratamento
Um dos tratamentos para ambliopia consiste em corrigir o erro de refração com óculos de grau e/ou lentes de contato. Já em outros casos, é necessário obter uma imagem mais clara (removendo a catarata) ou fazer com que a criança utilize o olho mais fraco, através do uso de oclusões ou colírios para desfocar o olho que enxerga melhor.
Em alguns casos, o uso de tampões e colírios são recomendados quando os erros de refração não podem ser corrigidos com lentes de contato ou óculos de grau.
Quando se tratar de catarata, estrabismo ou outra opacidade no olho, pode ser necessário tratamento cirúrgico.
Quanto mais cedo a ambliopia for diagnosticada, maiores as chances da condição ser prevenida ou corrigida. Quando não tratada de maneira eficaz, a ambliopia pode resultar em prejuízos a longo prazo no olho afetado.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários