Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Abril Marrom: 5 dicas para prevenir a cegueira

Abril 12, 2021 by Centro de Catarata0
abril_marrom_-_blog_-_centro_de_catarata_madureira.jpg

O mês de abril é marcado pela prevenção e combate à cegueira. A campanha Abril Marrom, surgiu no ano de 2016 e foi aderida por várias clínicas, hospitais e médicos. A escolha do marrom é por ser a cor da íris, e por representar grande parte da cor dos olhos dos brasileiros.

O principal objetivo da campanha é alertar, conscientizar e prevenir sobre a cegueira e reforçar os cuidados com a saúde dos nossos olhos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60 a 80% dos casos de cegueira podem ser evitados através da prevenção, por isso, é muito importante que os cuidados com a nossa saúde ocular estejam sempre em dia.

Tipos de cegueira

A cegueira pode se caracterizar pela perda total ou parcial da visão, prejudicando assim, as atividades diárias. Portanto, muitas pessoas podem ser consideradas cegas, mas ainda sim, ter algum grau de visão.

Ela é dividida em dois grupos: cegueira congênita e cegueira adquirida. A primeira vem desde o nascimento, já a segunda, é adquirida com o passar dos anos.

Conheça as principais causas

Normalmente a cegueira advém de algumas doenças oculares já existentes, como a catarata e o deslocamento de retina. Além disso, outros problemas como Retinopatia Diabética, Opacidade da Córnea e Glaucoma, podem levar à cegueira. Entenda melhor sobre algumas delas.

Glaucoma

A maior parte das pessoas com cegueira, têm o problema advindo desta doença. O Glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, o que provoca danos no nervo óptico. Esta doença normalmente é detectada em exames, pois, em alguns casos, os sintomas não se manifestam.

Catarata

A Catarata é uma lesão causada pelo envelhecimento do cristalino do olho e que compromete a visão. Vista embaçada, alteração de cores e sensibilidade à luz são alguns dos problemas causados pela doença.

Degeneração macular

Também conhecida como Degeneração de retina, esta doença está relacionada ao processo de envelhecimento causado pelo comprometimento da mácula, uma área localizada na retina e que pode provocar a perda total ou parcial da visão.

Normalmente atinge pessoas com mais de 50 anos e que já possuem algum histórico familiar.

Retinopatia diabética

Essa doença surge em pessoas com diabetes. Ela acontece devido à alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos da retina.

Como prevenir a cegueira?

A prevenção é o melhor caminho sempre, por isso, é importante adotarmos alguns hábitos para garantir uma boa saúde ocular e evitar problemas futuros. Confira 5 dicas de prevenção!

1- Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação pode ser uma grande aliada quando falamos em saúde ocular. Se alimente de frutas, verduras, oleaginosas e alimentos integrais. Também lembre de verificar como estão as suas vitaminas. Faça exames de rotina!

2- Proteja os seus olhos

Cuidado com a exposição dos olhos à luz! Também é muito importante tomar cuidado com o sol. Quando for à praia, praticar exercícios ao ar livre ou simplesmente ficar bastante tempo em um ambiente com sol ou luz forte, utilize óculos de sol ou algum outro acessório como chapéu ou boné.

3-Evite o cigarro

O cigarro é um vilão para o surgimento de inúmeras doenças. Já relacionado à visão, ele pode futuramente causar Degeneração Macular Relacionada à Idade, podendo levar à cegueira.

4 -Limite o uso de aparelhos eletrônicos

Ficar muitas horas com os olhos expostos em frente à tela do celular, computador ou outros aparelhos eletrônicos pode ser muito prejudicial para a saúde dos nossos olhos. O ideal é tentar diminuir o tempo de uso desses aparelhos e diminuir o brilho da tela.

Além disso, alguns problemas como a síndrome dos olhos secos, infecções e cansaço visual podem ser agravados.

5 – Vá a oftalmologista

A melhor forma de ter um tratamento seguro e de qualidade, é indo até um médico oftalmologista. Esse profissional irá auxiliar com um diagnóstico correto e na busca por resultados eficientes para melhorar ou prevenir problemas de visão.

Visitar um profissional qualificado é importante, por isso, é importante buscar algumas informações sobre o oftalmologista e sobre a clínica anteriormente. Como citamos acima, são várias as causas que levam à cegueira, portanto, cuide da saúde dos seus olhos e previna-se!

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat