Abri menu Fechar menu
Informação

Astigmatismo: conheça as opções de tratamento

24 de novembro de 2022

Um dos problemas de visão mais comuns e que afeta cerca de 50% dos brasileiros. Estamos falando do astigmatismo, uma condição que causa visão borrada ou distorcida independente da distância.

Neste conteúdo, você irá saber mais sobre o que é o astigmatismo, seus principais sintomas, causas e opções de tratamento. Acompanhe!

O que é o astigmatismo?

Trata-se de uma imperfeição na curvatura do olho, que causa visão borrada ou distorcida independente da distância.

Uma pessoa com a visão normal possui a córnea redonda e lisa, já quem sofre com o astigmatismo tem a córnea no formato ovalado.

Esse formato oval promove uma refração da luz de forma mais difusa, assim, múltiplos pontos focais são formados quando o ideal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Quais são os sintomas?

O paciente com astigmatismo enxerga tanto as imagens próximas, quanto as imagens distantes, distorcidas. Por isso, ele pode sentir cansaço visual ou dor de cabeça, devido ao esforço para enxergar.

Além disso, há outros sintomas comuns como:

  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Dor ao abrir ou fechar os olhos;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade de leitura, principalmente letras pequenas;
  • Dores de cabeça de fixação prolongada.

Causas do astigmatismo

Não há causas confirmadas para o surgimento do astigmatismo. No entanto, ela costuma estar associada a fatores hereditários. Além disso, o surgimento dessa condição está relacionado à irregularidade da córnea.

Fatores como coçar os olhos com frequência, além de procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, por exemplo, também podem contribuir para o aumento das chances de desenvolver astigmatismo.

Tratamento para o astigmatismo

Apesar de não ter cura, o astigmatismo tem diferentes tipos de tratamento, proporcionando aos pacientes uma maior acuidade visual, e assim, consequentemente, maior qualidade de vida.

O tratamento para astigmatismo consiste em corrigir o erro refrativo da córnea, o que pode ser feito através do uso de óculos de grau ou lentes de contato.

A cirurgia refrativa também é recomendada em alguns casos.

Acompanhe a seguir mais informações sobre essas opções de tratamento para o astigmatismo.

Óculos de grau para astigmatismo

Essa é a melhor opção para pessoas com até 15 anos de idade. A partir dessa idade, já é possível utilizar lentes de contato para tratar o astigmatismo.

Os óculos para astigmatismo também possuem lentes cilíndricas e com diferentes espessuras. As orientações referentes ao modelo e grau do óculos devem ser orientadas pelo médico oftalmologista.

Lentes de contato para astigmatismo

O astigmatismo pode ser corrigido através do uso de lentes de contato cilíndricas, as quais compensam o formato da córnea por apresentarem diferentes espessuras na sua superfície.

Os modelos e tipos de lentes mais adequados devem ser orientados pelo oftalmologista conforme o caso de cada paciente.

Cirurgia para astigmatismo

A cirurgia de astigmatismo pode ser realizada em pacientes a partir dos 20 anos de idade que já tenham o grau estabilizado.

Através da cirurgia é feito o remodelamento da córnea, através de laser ou lente intraocular.

A cirurgia é uma maneira segura e eficaz de corrigir o astigmatismo. No entanto, é sempre importante ter uma orientação médica do oftalmologista antes de optar pelo tratamento mais adequado.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários