Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Catarata em crianças: é possível?

Abril 27, 2021 by Centro de Catarata0
Catarata-em-crianca-Centro-de-Catarata-Madureira.jpg

Apesar de ter uma maior incidência em adultos, a catarata em crianças também acontece. Mais conhecida como catarata congênita, a doença pode se manifestar desde o nascimento do bebê ou ser desenvolvida ao longo da infância. Pode acometer os dois olhos ou apenas um. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é passível de prevenção e uma das principais causas da cegueira infantil. Com um tratamento eficiente e precoce, é possível obter a cura da doença.

Diagnóstico

A catarata em crianças pode ser diagnosticada através do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), mais conhecido como “teste do olhinho”. O teste deve ser feito quando há sintomas, durante a primeira semana de vida do bebê. É projetada uma luz sob o olho do bebê, e são avaliadas possíveis alterações na estrutura ocular. Para que o reflexo seja visto, é necessário que não haja nenhum obstáculo na entrada e saída de luz pela pupila, o que significa que não há nenhum obstáculo no desenvolvimento da visão da criança.

O exame deve ser realizado pelo pediatra na maternidade. É importante que os pais estejam atentos a qualquer sinal de alteração ou manchas nos olhos do bebê, para assim, ter o diagnóstico e tratamento corretos.

Causas

A catarata congênita não apresenta uma causa específica. Há diversos fatores que podem contribuir para o surgimento da catarata em crianças. Entre os principais fatores estão:

  • Distúrbios na gravidez;
  • Infecções intra-uterinas (rubéola, herpes, toxoplasmose)
  • Causas hereditárias.

Tratamento

É fundamental estar atento a alguns pontos na hora de escolher o tipo de tratamento mais adequado, pois irá depender da gravidade da doença e da idade da criança.

Nos casos em que a catarata acomete apenas um dos olhos, ou seja, catarata congênita parcial, normalmente não há necessidade de cirurgia. O tratamento pode ser feito com o uso de colírios e medicamentos receitados pelo médico.

Já em alguns casos mais graves, recomenda-se uma cirurgia para a substituição do cristalino. Algumas técnicas como facoemulsificação e facectomia extracapsular podem ser realizadas. Irá depender da idade do paciente, se a catarata está presente ou não em ambos os olhos e o grau da doença. 

Vale reforçar a importância de falar com o médico anteriormente e entender o histórico da doença na criança.

Sintomas da catarata em crianças

O principal sintoma da catarata em crianças é a pupila esbranquiçada, conhecida como leucocoria. Pode aparecer logo no nascimento ou demorar alguns meses para se manifestar. É um sinal de que a doença se encontra em um grau mais avançado.

Em alguns casos, pode haver uma piora ao longo do tempo, por isso, é essencial levar a criança ao médico e iniciar um tratamento precoce.

Tipos de cataratas congênitas

Você sabia que a catarata congênita é classificada em quatro tipos? Conheça cada um deles abaixo.

Catarata polar interior

Está relacionada às causas genéticas e é localizada na parte frontal do olho. Na maioria dos casos, não é necessário intervenção cirúrgica.

Catarata polar posterior

Acontece na parte posterior do cristalino e é uma opacificação bem definida.

Catarata nuclear

É o tipo mais comum de catarata congênita. Aparece na parte frontal do olho.

Catarata cerúlea

Costuma atingir os dois olhos da criança. Suas causas são normalmente genéticas e não causam nenhum tipo de problema de visão. Aparecem como pequenos pontos azuis no cristalino.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de obter sucesso ou até mesmo a cura, através de um tratamento qualificado. Fique atento a qualquer sintoma e leve o bebê ou criança ao médico.

 Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat