Cegueira: conheça 5 causas
A cegueira é uma condição que afeta mais de 39 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados do Ministério da Saúde. Além de prejudicar a qualidade de vida e bem-estar, essa condição pode ser ocasionada por diferentes causas e doenças.
Acompanhe este artigo e saiba mais sobre as principais causas e tratamentos para a cegueira.
Saiba mais sobre a cegueira
A cegueira se caracteriza pela perda da capacidade visual, mesmo com correção feita através do uso de lentes de contato e óculos de grau. Pode ainda ser classificada em dois tipos: reversível ou irreversível.
Essa condição pode ocorrer desde o nascimento, sendo assim chamada de cegueira congênita. Em casos de surgir após alguns anos, é o que conhecemos como cegueira adquirida ou adventícia, a qual é mais comum a partir dos 50 anos de idade.
Sintomas associados à cegueira
Muitas doenças oftalmológicas podem ser evitadas através do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Se os principais sintomas de cegueira estiverem associados a qualquer um dos sinais que citaremos a seguir, é importante procurar atendimento médico imediato:
- visão turva;
- dor intensa e repentina no olho;
- flashes de luz ou pontos flutuantes na visão;
- dor de cabeça intensa.
Fatores de risco para a cegueira
Há alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da doença, tais como:
- pacientes com diabetes;
- pacientes hipertensos;
- pacientes com problemas na tireoide;
- pacientes com artrite reumatoide;
- traumas oculares.
5 principais causas para a cegueira
1. Glaucoma
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, ocasionando em danos no nervo óptico.
Alguns casos são assintomáticos, o que acaba por fazer com que o paciente fique sabendo da doença apenas após a realização de exames oftalmológicos.
Quando não identificada em estágio inicial, a doença pode causar perda gradual ou total da visão.
2. Degeneração macular
Também conhecida pela sua sigla DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), essa doença é caracterizada pelo comprometimento da mácula, normalmente ocasionada pelo processo natural de envelhecimento, e pode ocasionar na perda progressiva da visão.
3. Catarata
A catarata é uma doença que se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, lente que fica atrás da íris, podendo ser congênita ou adquirida. Ou seja, podemos descrever a catarata como uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, podendo atrapalhar ou diminuir a visão.
A doença está associada a mais de 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
4. Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é ocasionada pela alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos da retina, e pode causar cegueira irreversível.
Portanto, é fundamental que as pessoas diabéticas realizem consultas frequentes com um oftalmologista, além de acompanhamento médico para o controle e tratamento adequado da diabetes.
5. Descolamento de retina
O deslocamento de retina é uma doença grave que é causada pela separação da retina da parede posterior do olho, ocasionando em um processo de degeneração e morte celular, podendo assim, levar à perda visual.
Diagnóstico
O diagnóstico da cegueira é realizado pelo oftalmologista, o qual irá realizar testes para analisar a visão do paciente, tais como exame de fundo de olho e medida da pressão intraocular.
Dessa forma, é importante procurar ajuda assim que notar qualquer sintoma associado à cegueira ou à perda parcial de visão. Quanto antes o tratamento for iniciado e com quanto maior frequência os exames oftalmológicos forem feitos, maiores as chances de evitar a cegueira ou doenças associadas à essa condição.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos ainda com profissionais especializados no diagnóstico e exames voltados para a prevenção da cegueira.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários