Abri menu Fechar menu
Informação

Cirurgia de pálpebras: cuidados no pré e pós-operatório

26 de setembro de 2021
Cirurgia de pálpebras: cuidados no pré e pós-operatório

Não é nenhuma novidade que os procedimentos estéticos têm conquistado cada vez mais espaço no mercado, e com a cirurgia de pálpebras não seria diferente. Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS),o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, sendo a cirurgia de pálpebras uma das principais.

Também conhecido como blefaroplastia, o procedimento é altamente eficaz e seguro. Não apenas para fins estéticos, mas também para a saúde, a cirurgia de pálpebras têm apresentado resultados positivos em muitos pacientes.

Portanto, também é fundamental ter alguns cuidados tanto no pré quanto no pós-operatório do procedimento. Para saber quais são eles, acompanhe o texto!

O que é a cirurgia de pálpebras?

A cirurgia de pálpebras é indicada tanto para finalidades estéticas quanto para questões relacionadas à saúde, como flacidez ou rugas. O procedimento consiste na retirada do excesso de pele nas pálpebras.

O procedimento é indicado tanto para levantar as pálpebras e eliminar rugas, quanto para problemas como pseudoptose palpebral ou excesso de pele nas pálpebras, as quais acabam por prejudicar a visão.

Confira também – Blefaroplastia: conheça 5 benefícios.

Como funciona o procedimento?

O procedimento necessita de anestesia local como anestésico. Assim que o oftalmologista identifica qual será a quantidade de pele a ser retirada, ele realiza marcações na região a qual será feito o procedimento.

É considerada uma cirurgia de baixa complexidade, que dura poucas horas e sem a necessidade de internação. A cirurgia é indicada tanto para homens quanto para mulheres.

Quem pode realizar a cirurgia de pálpebras?

A cirurgia de pálpebras é indicada, especificamente, para determinados grupos de pacientes. São eles:

  • indivíduos saudáveis sem patologias que possam aumentar o risco da cirurgia ou prejudicar a cicatrização;
  • não fumantes;
  • indivíduos sem patologias oculares graves.

No entanto, é sempre fundamental conversar com o seu médico antes de decidir pela cirurgia, principalmente se você tem algum tipo de patologia ou condição oftalmológica específica. Além disso, é importante informá-lo caso você tenha outras condições de saúde, como: hipertireoidismo, hipertensão, diabetes, glaucoma, síndrome do olho seco, entre outros.

Como se preparar para a cirurgia?

Antes de falarmos sobre os cuidados no pós-operatório, é importante saber que há alguns hábitos e cuidados que são necessários no momento anterior à cirurgia, entre os quais podem incluir:

  • fazer exames laboratoriais ou avaliação médica;
  • não fumar ou beber na noite anterior à cirurgia;
  • alterar o horário de determinados medicamentos;
  • evitar tomar aspirina ou antiinflamatórios;
  • realizar jejum de 8 horas (incluindo água);
  • comunicar ao médico sobre qualquer patologia ou comorbidade.

Pós-operatório: saiba quais são os cuidados necessários

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. 

Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível. A prática de exercícios físicos ou demais atividades que exijam esforço, são recomendadas após 30 dias.

Para uma recuperação eficaz e segura, é importante adotar alguns cuidados, tais como:

  • uso de pomadas, colírios ou medicamentos receitados pelo médico;
  • aplicar compressas frias no local;
  • evite coçar os olhos;
  • utilizar óculos ou boné para proteger do sol;
  • evite o uso de maquiagens e cosméticos;
  • durma com travesseiros mais altos nas primeiras semanas a fim de manter a cabeça mais elevada que o corpo;
  • mantenha a sua alimentação normal;
  • evite alterações climáticas bruscas;
  • evite a movimentação excessiva.

Dessa forma, apesar de ser um procedimento recomendado e seguro, é sempre fundamental conversar com o profissional antes do procedimento para que se possa ter as orientações adequadas de preparo para o pós e pré-operatório da cirurgia de pálpebras.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza!

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

24 Comentários