Conjuntivite: altas temperaturas favorecem o seu surgimento?
A chegada do verão e o aumento das temperaturas podem vir acompanhadas de uma doença que se torna ainda mais recorrente na estação: a conjuntivite.
A condição inflamatória e de fácil transmissão (virais e bacterianas) pode causar grande incômodo e prejudicar a saúde dos olhos, exigindo tratamento adequado para evitar maiores complicações.
Quer entender melhor? Então, siga a leitura e saiba mais sobre a conjuntivite e as causas da sua incidência no verão.
O que é Conjuntivite?
A conjuntivite nada mais é que uma inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (parte branca do olho).
Essa inflamação pode surgir por diversos fatores: vírus, bactéria, alergia, trauma, produtos químicos, entre outros. Na maioria dos casos, o problema ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias sem deixar sequelas.
No entanto, algumas formas de conjuntivite podem comprometer a córnea e causar danos à visão, apresentando necessidade de um tratamento oftalmológico mais complexo. O ideal é procurar um médico oftalmologista ao notar os primeiros sinais.
Quais são os sintomas da Conjuntivite?
O principal sintoma da conjuntivite são os olhos vermelhos, podendo estar associada à secreção aquosa e amarelada (purulenta).
Outros sinais que podem indicar o surgimento da doença, são:
- Sensação de areia (queimação) nos olhos
- Coceira
- Irritação
- Lacrimejamento
- Presença de crostas nos cílios
- Pálpebras inchadas
O que causa a conjuntivite?
O tipo mais frequente de conjuntivite é a infecciosa, causada por um vírus ou bactéria. Esse tipo é contagioso e se espalha rapidamente, como a gripe, sendo transmitida através do ar principalmente em locais fechados.
Como existem muitas formas da doença, apenas o exame oftalmológico pode determinar sua causa.
As altas temperaturas favorecem o surgimento da Conjuntivite?
Algumas doenças são famosas por aparecer no verão e uma delas é a conjuntivite. Muito comum durante as altas temperaturas, a inflamação pode estar relacionada a diversos fatores que favorecem o seu surgimento.
Piscinas, exposição prolongada ao sol, saunas, ar condicionado, exposição a aglomerações em ambientes fechados e poeira são fatores que facilitam o contágio e a propagação da doença.
É possível prevenir?
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o surgimento da doença, confira:
- Evite frequentar piscinas de clubes ou academias
- Evite aglomerações em locais fechados
- Não coce os olhos, principalmente com as mãos sujas
- Lave as mãos e rosto frequência já que ambos são veículos importantes para a transmissão de microorganismos
- Troque as toalhas do banheiro com mais frequência ou substitua por toalhas de o rosto e mãos
- Troque as fronhas dos travesseiros com mais frequência
- Não compartilhe esponjas, maquiagens ou qualquer produto de beleza para a região dos olhos
- Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver aplicando colírios ou pomadas
- Evite a exposição a agentes irritantes como fumaça ou alérgenos como pólen que podem causar a conjuntivite.
Como tratar?
O tratamento para a conjuntivite varia conforme o seu tipo. Apenas o médico oftalmologista pode diagnosticar adequadamente e passar o plano ideal de tratamento conforme as necessidades do caso.
É importante ressaltar que a automedicação, como o uso de colírios por conta própria, pode causar complicações e agravar o quadro da doença. Qualquer medicamento precisa ser prescrito por um médico.
Você começou a sentir algum dos sintomas descritos ou a combinação deles e suspeita de conjuntivite? Não espere o problema se agravar e procure um oftalmologista que possa te ajudar.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.