Abri menu Fechar menu
Informação

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): sintomas, causas e tratamento

28 de julho de 2022

A degeneração macular relacionada à idade, assim como a catarata, é uma doença que afeta predominantemente os idosos. Nessa condição, a mácula, região central da retina, é prejudicada, afetando o centro da visão e tornando as imagens escuras ou distorcidas.

Neste conteúdo, vamos citar as principais causas, sintomas e tratamento para a degeneração macular relacionada à idade. Boa leitura!

O que é a degeneração macular relacionada à idade?

Também conhecida pela sua sigla DRMI, a degeneração macular relacionada à idade é uma doença do fundo de olho que acomete principalmente pessoas a partir dos 60 anos.

A retina é a estrutura sensível à luz e transparente que fica localizada na região posterior do olho. A mácula, parte central da retina, contém uma alta densidade de células fotorreceptoras, sendo responsável pela visão central e reproduzindo imagens visuais mais nítidas e em cores.

Por isso, quando há problemas na retina e na mácula, a visão central fica debilitada e há alterações oculares.

Causas da degeneração macular relacionada à idade

O envelhecimento é a principal causa da degeneração macular relacionada à idade. No entanto há alguns outros fatores de risco que contribuem para a doença:

  • Histórico familiar;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Obesidade;
  • Exposição ao sol.

Sintomas

A degeneração macular relacionada à idade pode ser assintomática no início, no entanto, podem ser percebidos alguns sintomas gerais como:

  • Percepção de manchas escuras na região central da visão;
  • Visão distorcida: principalmente visão alterada de linhas retas, aparecendo onduladas ou retorcidas;
  • Necessidade de luz mais forte para leitura ou para localizar objetos;
  • Identificação de cores de forma mais opaca.

Tipos de degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade, é classificada em dois tipos:

  • Seca (atrófica ou não exsudativa);
  • Úmida (neovascular ou exsudativa).

Toda DRMI se origina como seca, sendo que 10% das pessoas acabam desenvolvendo a DRMI úmida. Já cerca de 85% das pessoas, apresentam apenas o tipo seco. Apesar de poucas pessoas apresentarem o tipo úmido, ele é responsável por 80% a 90% de perda de visão grave. Saiba mais sobre cada um dos tipos.

DRMI do tipo seca

Este tipo de DRMI pode ser assintomático ou apresentar poucos sintomas. No entanto, quando ocorrem, normalmente afetam ambos os olhos. Os objetos podem parecer distorcidos e pouco detalhados. Conforme a doença progride, podem surgir pontos cegos centrais, prejudicando a visão.

Neste tipo de DRMI, a perda da visão central costuma ocorrer de maneira devagar e sem dor ao longo dos anos.

DRMI do tipo úmida

Na DRMI do tipo úmida, a perda de visão costuma progredir rapidamente, tendo como principal sintoma embaçamento ou visão central distorcida. Ocorre quando os vasos sanguíneos se formam no fundo do olho.

Este tipo de DRMI costuma afetar apenas um olho de cada vez.  

Diagnóstico

Em geral, o diagnóstico de degeneração macular relacionada à idade, consiste em examinar os olhos do paciente com o oftalmoscópio, um aparelho com lentes de aumento que consegue observar com um foco de luz até a parte posterior do olho.

Normalmente é possível diagnosticar a lesão na retina antes mesmo da progressão dos sintomas. Para confirmar o diagnóstico, podem ser realizados os exames de angiografia por fluoresceína ou tomografia de coerência óptica (OCT)

Tratamento 

Existem diversos métodos de prevenção e tratamento da DRMI, entre eles: 

  • Suplementos vitamínicos (zinco, cobre, vitamina C, vitamina E e luteína) e uma dieta rica em vitaminas; 
  • Medicamentos e procedimentos a laser.

O controle dos fatores de risco e a ingestão regular de alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, podem auxiliar a retardar a degeneração macular relacionada à idade

Dessa forma, é importante adotar uma alimentação saudável, e se necessário realizar uma suplementação, sempre com acompanhamento médico! Esse é um passo fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento da DRMI.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários