Abri menu Fechar menu
Informação

Doenças da retina: saiba quais são e como tratar

22 de junho de 2022

Alterações na retina, independente do tamanho, podem apresentar riscos à saúde ocular, podendo causar risco de perda parcial ou até mesmo total da visão. Por isso, é fundamental se atentar aos sinais de alerta de doenças da retina.    

Preparamos este conteúdo com as principais doenças da retina e seus respectivos sintomas e tratamentos. Boa leitura! 

Conheça as 05 principais doenças da retina

1. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes, que faz com que ocorram alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina. Após uma evolução da doença, estes vasos liberam sangue ou fluido sanguíneo para a região da retina, originando em problemas de visão.

Pontos cegos ou visão turva, manchas escuras, descolamento da retina e perda parcial ou total da visão, são os principais sintomas da doença. O tratamento consiste em acompanhamento médico com oftalmologista, fotocoagulação com laser ou vitrectomia.

2. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Também conhecida pela sua sigla DMRI (Degeneração macular relacionada à idade), essa doença é caracterizada pelo comprometimento da mácula, normalmente ocasionada pelo processo natural de envelhecimento, e pode ocasionar na perda progressiva da visão.

Essa doença pode causar embaçamento e manchas escuras na visão. 

3. Descolamento de retina

O descolamento de retina acontece quando toda ou uma parte dessa membrana se desloca da parede interna do olho, se desprendendo do interior do globo ocular. Esse deslocamento faz com que ocorra uma perda de contato com os vasos sanguíneos da coróide, uma camada vascular da retina. Devido a isso, o fornecimento de oxigênio e nutrientes é interrompido, fazendo assim, com que ocorra uma degeneração macular.

Percepção de flashes de luz (fotopsia), sensação de peso nos olhos, perda súbita da visão ou de parte do campo visual, visão embaçada e pontos ou manchas escuras na visão (moscas volantes) são os principais sintomas de descolamento de retina.

O descolamento de retina é uma condição grave. Portanto, necessita de tratamento urgente. Caso o atendimento com oftalmologista não seja feito em um prazo de 24 a 72 horas, a doença pode progredir para quadros mais graves, levando a perda parcial ou total da visão.

4. Retinopatia hipertensiva

A retinopatia hipertensiva é ocasionada pela pressão arterial elevada, podendo ocorrer alterações nos vasos da retina. A doença costuma ser assintomática na fase inicial, no entanto, em estágios mais graves, ela pode se manifestar através de sintomas como fotofobia (sensibilidade à luz), manchas na visão e dores de cabeça.

5. Oclusão da veia central da retina

A oclusão da veia central da retina ocorre quando há uma obstrução da veia central da retina, não permitindo que o sangue flua normalmente nos olhos. Além disso, também pode causar perda de visão indolor, variando de moderada a grave, sendo o diagnóstico feito pelo exame de fundoscopia ou retinografia.

O ideal é não esperar os sintomas aparecerem ou se agravarem para buscar atendimento. O oftalmologista é o profissional capacitado para solicitar e analisar exames oftalmológicos, orientando sempre o tratamento mais adequado conforme o caso de cada paciente.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 Comentários