Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Doenças típicas do verão: perguntas e respostas sobre o Terçol e a Conjuntivite

Fevereiro 14, 2023 by Centro de Catarata2
doencas_tipicas_de_verao_centro_de_catarata_madureia_blog_post.jpg

O verão é uma ótima estação para curtir as férias, praias, piscina e demais atividades de lazer. No entanto, também é uma época mais propícia para doenças típicas do verão, principalmente o terçol e a conjuntivite, duas condições muito comuns nessa época do ano.

Acompanhe este conteúdo e confira algumas perguntas e respostas sobre essas doenças típicas do verão.

O que é o terçol?

O terçol, também chamado de hordéolo, é uma infecção bacteriana aguda que atinge as pálpebras, ocasionando em sintomas como visão embaçada, lacrimejamento, sensibilidade à luz (fotofobia) e nódulo na pálpebra, são os principais sintomas.

Imunidade baixa, uso inadequado ou alergia à maquiagens e produtos cosméticos e infecção bacteriana são algumas das principais causas.

O que é conjuntivite?

A conjuntivite nada mais é que uma inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (parte branca do olho). 

Essa inflamação pode surgir por diversos fatores: vírus, bactéria, alergia, trauma, produtos químicos, entre outros. Na maioria dos casos, o problema ataca os dois olhos,  podendo durar de uma semana a 15 dias sem deixar sequelas.

No entanto, algumas formas de conjuntivite podem comprometer a córnea e causar danos à visão, apresentando necessidade de um tratamento oftalmológico mais complexo. O ideal é procurar um médico oftalmologista ao notar os primeiros sinais.

Perguntas e respostas sobre terçol e conjuntivite

1. Porque o terçol e a conjuntivite são mais comuns durante o verão?

Há diversas bactérias que auxiliam na proteção do nosso organismo, assim como várias funções em nosso metabolismo. 

No entanto, ocasiões climáticas como o calor intenso e a umidade, podem fazer com que essas bactérias resultem em condições como a conjuntivite e o terçol.

2. A conjuntivite dura quantos dias?

A duração irá depender do tipo de conjuntivite, assim como do organismo da pessoa infectada, podendo variar de uma semana a 15 dias.

3. Como ocorre o desenvolvimento da infecção que leva ao terçol?

Antes de entender mais sobre o terçol, é importante entender sobre as glândulas presentes nas pálpebras e suas respectivas funções.

As glândulas de Zeis e de Meibômio, as quais estão localizadas nas pálpebras, têm propriedades anti sépticas que impedem o crescimento de bactérias e auxiliam na defesa imunológica da região dos olhos.

Sendo assim, as altas temperaturas impedem que essas glândulas funcionem de maneira adequada, fazendo com que a defesa dos olhos diminua e assim, surja o terçol e a conjuntivite.

4. Lentes de contato podem causar conjuntivite?

Quando isso acontece é o que chamamos de conjuntivite tóxica, que nada mais é do que a conjuntivite que é ocasionada por produtos de limpeza, demais produtos químicos e lentes de contato.

No entanto, provavelmente são casos de alergia que o indivíduo apresentou aos componentes da lente. Por isso, é importante agendar uma consulta com uma oftalmologista para saber a melhor opção e tratamento para o caso.

5. Qual é o tratamento para o terçol?

De maneira geral, o tratamento para o terçol é simples, consistindo em uso de antibióticos tópicos ou compressas mornas. Casos mais severos, podem precisar de uma drenagem do abscesso, que nada mais é do que a drenagem do líquido, auxiliando na redução dos sintomas e da condição.

6. O que é a conjuntivite bacteriana?

Como o próprio nome já diz, a conjuntivite bacteriana é originada por uma bactéria. É um dos tipos de conjuntivite mais comuns e necessita de colírio para tratamento.

Esperamos ter te ajudado a esclarecer algumas das principais dúvidas relacionadas ao terçol e conjuntivite. Qualquer dúvida ou sintoma, busque ajuda de um médico oftalmologista.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS