Abri menu Fechar menu
Informação

Enxaqueca oftálmica: causas, sintomas e tratamento

28 de setembro de 2022

Enjoo, mal estar e alterações na visão seguidas de dor de cabeça. Esses são alguns dos principais sintomas da enxaqueca oftálmica, também conhecida como enxaqueca ocular. Uma condição que se distingue dos demais tipos de enxaqueca por afetar a visão.

Neste conteúdo você irá saber mais sobre a enxaqueca oftálmica, seus principais sintomas, causas e tratamento. Acompanhe!

O que é a enxaqueca oftálmica?

A enxaqueca oftálmica é caracterizada como uma série de alterações que podem ocorrer em apenas um ou em ambos os olhos. É uma condição rara que ocasiona na perda temporária de visão e é originada pela redução do fluxo sanguíneo ou espasmos dos vasos sanguíneos na retina ou atrás dos olhos.

Em alguns casos, a enxaqueca ocular é indolor, causando apenas o incômodo da perda temporária de visão, durando apenas alguns minutos. Além disso, é comum que essa condição ocorra simultaneamente com a enxaqueca comum ou logo após uma crise.

Sintomas da enxaqueca oftálmica

O principal sintoma da enxaqueca oftálmica é a presença de um pequeno ponto cego que afeta a região central da visão, o qual pode variar de tamanho conforme cada pessoa. Em casos de aumento, pode impossibilitar atividades do dia a dia, como dirigir, por exemplo.

Além disso, há pacientes que relatam a sensação de olhar para um vidro rachado ou enxergar um ponto cintilante na parte central ou próximo do campo da visão.

Outros sintomas da enxaqueca ocular são:

  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Manchas escuras;
  • Flashes luminosos;
  • Enjoos;
  • Dores de cabeça.

Durante uma crise, os episódios com os sintomas costumam durar de 3 a 30 minutos, sendo os sintomas regredidos com o passar desse tempo.

Quais as causas?

As causas da enxaqueca ocular são variadas. A principal delas se deve a fatores genéticos. Pessoas com predisposição para enxaqueca ocular devem atentar-se e tomar cuidado com luzes ofuscantes, cheiros fortes, insônia, estresse, e demais fatores que possam contribuir para o problema.

Diagnóstico e tratamento

Devido ao fato de ser um distúrbio raro, o diagnóstico pode ser complexo. Muitos pacientes iniciam o tratamento neurológico e vão até o oftalmologista apenas quando acometidos por sintomas como sensibilidade à luz e flashes luminosos, por exemplo.

Em alguns casos o oftalmologista indica a realização de exames de tonometria ou mapeamento de retina com o objetivo de descartar outras doenças oftalmológicas.

O tratamento consiste no uso de medicamentos utilizados para enxaqueca comum, como aspirinas e antidepressivos. Por isso, é importante que o tratamento ocorra de maneira multidisciplinar, ou seja, acompanhamento com neurologista e também oftalmologista.

Como prevenir as crises de enxaqueca oftálmica?

Ainda que não se prolongue por muito tempo, os sintomas da enxaqueca oftálmica podem gerar incômodos. 

Veja a seguir algumas orientações para prevenir as crises de enxaqueca ocular.

  • Cuidados com a alimentação: determinados alimentos e bebidas como café, álcool e chocolate, quando consumidos em excesso, podem contribuir para quadros de enxaqueca;
  • Evite o jejum prolongado: pode desencadear em crises de enxaqueca ocular;
  • Controle o estresse: faça atividades que sejam relaxantes para você. Exercícios físicos e momentos de lazer podem ajudar;
  • Tenha uma boa higiene do sono: insônia ou dormir pouco são fatores que podem contribuir para as crises de enxaqueca. 

A enxaqueca oftálmica necessita de tratamento especializado e orientado por um médico oftalmologista. Não ignore os sintomas, busque ajuda médica e realize todos os exames solicitados.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários