Estrabismo: conheça as formas de tratamento
O estrabismo é um distúrbio ocular comum que afeta a capacidade de paralelismo dos olhos, que acabam apontam para direções distintas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% da população mundial possuem alguma forma de estrabismo.
O problema pode aparecer nos primeiros meses de vida ou em adultos por diversas razões. Quer entender melhor? Então, siga a leitura e conheça mais sobre a condição!
O que é Estrabismo?
O estrabismo, popularmente conhecido como vesgueira, é uma condição caracterizada pelo desalinhamento intermitente ou constante de um olho, de maneira que a linha de visão não aponta para o mesmo ponto que o outro olho.
Sem tratamento adequado, o estrabismo pode favorecer o surgimento de uma condição chamada ambliopia, caracterizada pela redução da visão, ou até levar à cegueira.
O que pode causar o Estrabismo?
A condição pode se apresentar em recém-nascidos por fatores genéticos ou adquirido ao longo da vida, podendo decorrer de outras doenças como o diabetes mellitus ou doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas), infecciosas (meningite, encefalite), ou devido ao grau elevado de problemas oculares como a hipermetropia.
Há alguns casos em que bebês até o quatro meses apresentam um pequeno desvio nos olhos, causado por imaturidade nos sistemas visual e cortical, onde não tem a capacidade de coordenação dos movimentos oculares nas primeiras semanas após o nascimento.
Depois dessa idade, a existência desse pequeno desvio ocular ou o surgimento de grandes desvios não são fisiológicos, e sim anomalias. Sendo assim, é importante levar o bebê para uma consulta oftalmológica.
Adultos ou idosos que desenvolvem o estrabismo podem ter, além do desvio aparente, um sintoma conhecido como visão dupla, onde a pessoa enxerga objetos e pessoas em dobro.
Outros sintomas são a dor de cabeça e o torcicolo devido a inclinação da cabeça que a pessoa estrábica pode fazer para conseguir enxergar melhor.
O estrabismo não é apenas uma questão de aparência, mas sim uma doença séria que pode levar a perda permanente da visão em um ou ambos os olhos (ambliopia)
Tipos de estrabismo
- Estrabismo convergente ou esotropia: quando um ou ambos os olhos se direcionam para dentro, na direção do nariz;
- Estrabismo divergente ou exotropia: quando um ou os dois olhos aponta para fora e em vertical, em direção a orelha;
- Estrabismo vertical ou hipertropia: quando o deslocamento dos olhos ocorre para cima ou para baixo, em direção a testa e bochechas.
Há casos em que a pessoa apresenta uma combinação entre os tipos, por exemplo, o olho ser voltado para cima, porém voltado também para o nariz.
Como tratar?
Quanto antes for diagnosticada, mais simples é o seu tratamento. O estrabismo pode ser tratado por meio do uso de óculos, toxina botulínica ou cirurgia de correção.
A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria (bacilo Clostridium botulinum) e aplicada em pequenas quantidades diretamente nos músculos definidos pelo médico oftalmologista. A sua ação pode bloquear a chegada dos impulsos nervosos ao músculo e promover a sua paralisia, resultando no alinhamento dos olhos.
Em outros casos o oftalmologista pode optar pela realização da cirurgia de correção que consiste na correção do músculo responsável pelo movimento e posicionamento dos olhos.
Você sofre com os sintomas citados acima ou tem um filho que apresenta as características do estrabismo? Não espere o problema se agravar e procure um oftalmologista que possa te ajudar.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.