Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Estrabismo: conheça as formas de tratamento

Dezembro 23, 2020 by Centro de Catarata0
Centro-de-Catarata-BLOG-Estrabismo.jpg

O estrabismo é um distúrbio ocular comum que afeta a capacidade de paralelismo dos olhos, que acabam apontam para direções distintas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% da população mundial possuem alguma forma de estrabismo.

O problema pode aparecer nos primeiros meses de vida ou em adultos por diversas razões. Quer entender melhor? Então, siga a leitura e conheça mais sobre a condição!

O que é Estrabismo?

O estrabismo, popularmente conhecido como vesgueira, é uma condição caracterizada pelo desalinhamento intermitente ou constante de um olho, de maneira que a linha de visão não aponta para o mesmo ponto que o outro olho.

Sem tratamento adequado, o estrabismo pode favorecer o surgimento de uma condição chamada ambliopia, caracterizada pela redução da visão, ou até levar à cegueira.

O que pode causar o Estrabismo?

A condição pode se apresentar em recém-nascidos por fatores genéticos ou adquirido ao longo da vida, podendo decorrer de outras doenças como o diabetes mellitus ou doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas), infecciosas (meningite, encefalite), ou devido ao grau elevado de problemas oculares como a hipermetropia.

Há alguns casos em que bebês até o quatro meses apresentam um pequeno desvio nos olhos, causado por imaturidade nos sistemas visual e cortical, onde não tem a capacidade de coordenação dos movimentos oculares nas primeiras semanas após o nascimento.

Depois dessa idade, a existência desse pequeno desvio ocular ou o surgimento de grandes desvios não são fisiológicos, e sim anomalias. Sendo assim, é importante levar o bebê para uma consulta oftalmológica.

Adultos ou idosos que desenvolvem o estrabismo podem ter, além do desvio aparente, um sintoma conhecido como visão dupla, onde a pessoa enxerga objetos e pessoas em dobro. 

Outros sintomas são a dor de cabeça e o torcicolo devido a inclinação da cabeça que a pessoa estrábica pode fazer para conseguir enxergar melhor.

O estrabismo não é apenas uma questão de aparência, mas sim uma doença séria que pode levar a perda permanente da visão em um ou ambos os olhos (ambliopia)

Tipos de estrabismo

  • Estrabismo convergente ou esotropia: quando um ou ambos os olhos se direcionam para dentro, na direção do nariz;
  • Estrabismo divergente ou exotropia: quando um ou os dois olhos aponta para fora e em vertical, em direção a orelha;
  • Estrabismo vertical ou hipertropia: quando o deslocamento dos olhos ocorre para cima ou para baixo, em direção a testa e bochechas.

Há casos em que a pessoa apresenta uma combinação entre os tipos, por exemplo, o olho ser voltado para cima, porém voltado também para o nariz.

Como tratar?

Quanto antes for diagnosticada, mais simples é o seu tratamento. O estrabismo pode ser tratado por meio do uso de óculos, toxina botulínica ou cirurgia de correção.

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria (bacilo Clostridium botulinum) e aplicada em pequenas quantidades diretamente nos músculos definidos pelo médico oftalmologista. A sua ação pode bloquear a chegada dos impulsos nervosos ao músculo e promover a sua paralisia, resultando no alinhamento dos olhos.

Em outros casos o oftalmologista pode optar pela realização da cirurgia de correção que consiste na correção do músculo responsável pelo movimento e posicionamento dos olhos.

Você sofre com os sintomas citados acima ou tem um filho que apresenta as características do estrabismo? Não espere o problema se agravar e procure um oftalmologista que possa te ajudar.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat