Abri menu Fechar menu
Informação

Exame oftalmológico: quando realizar?

14 de outubro de 2021
Exame oftalmológico: quando realizar?

O exame oftalmológico, também conhecido como exame de vista, é extremamente importante quando se trata de saúde ocular. Através desse exame, é possível identificar problemas de visão em estágio inicial ou avançado, ou até mesmo avaliar se a saúde dos seus olhos está saudável e não apresenta nenhum tipo de problema.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo apresentam algum problema ou doença ocular, os quais 60 a 80% dos casos poderiam ser evitados ou devidamente tratados. Portanto, fazer exames faz uma grande diferença e é fundamental.

Independente da resposta do exame, só é possível confirmar o diagnóstico através de um profissional especialista, ou seja, um oftalmologista.

Para te ajudar a saber qual o momento certo de realizar um exame oftalmológico, acompanhe o texto que preparamos. Boa leitura!

Quando fazer um exame oftalmológico?

O exame oftalmológico é recomendado sempre que houver um ou mais sintomas frequentes que possam estar afetando a sua visão.

Os sintomas podem ser muitos e também podem variar, mas a maioria deles costuma causar:

  • vermelhidão nos olhos;
  • visão dupla ou vista cansada;
  • dificuldade para enxergar;
  • inchaço nos olhos;
  • lacrimejamento excessivo;
  • sensibilidade à luz;
  • irritação e coceira nos olhos ou nas pálpebras;
  • dores de cabeça constantes.

Em caso de histórico familiar de problemas oculares, também é fundamental realizar exames com frequência, afinal, algumas doenças oftalmológicas podem não apresentar sintomas iniciais, como o glaucoma, por exemplo. 

Vale ressaltar que mesmo sem sintomas, é fundamental realizar o exame, pois além de algumas doenças oculares não manifestarem sintomas iniciais, isso ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce. Nesses casos, o recomendado é realizar um exame anual.

Como o exame oftalmológico é feito?

O exame oftalmológico avalia a saúde ocular e também a capacidade visual. Assim como em qualquer consulta médica, o oftalmologista irá perguntar quais os sintomas você apresenta ou qual o motivo da consulta.

Após a análise dos possíveis sintomas, o especialista também pode levar em conta outras questões, como: se você toma uma ou mais medicações, se tem histórico familiar de problemas oculares na família, se o seu trabalho envolve alta exposição à luz ou demais fatores que possam influenciar na sua saúde ocular, e por aí vai.

A partir das suas respostas, o médico irá avaliar qual o tipo de exame oftalmológico mais indicado para o seu caso, afinal, há diferentes tipos.

Os 5 principais exames oftalmológicos

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas de problemas oculares e qual o momento certo de realizar o exame oftalmológico, saiba quais são os principais tipos de exames indicados pelos oftalmologistas.

1- Mapeamento de retina

O exame de mapeamento de retina costuma ser rápido. Além disso, é indolor e é feito através da emissão de uma luz nos olhos do paciente a qual permite obter uma imagem clara das retinas.

O médico aplica um colírio nos olhos do paciente que permite que a pupila se dilate, facilitando a visualização dos detalhes que compõem a estrutura da retina. Através desse exame é possível identificar:

2- Exame de fundo de olho

Também conhecido como oftalmoscopia, seu nome técnico, esse exame permite visualizar as estruturas do olho, como: vasos e artérias da retina, nervos ópticos e a mácula, região central da retina.

Através desse exame, é possível prevenir o glaucoma e doenças como diabetes e hipertensão.

3- Exame de refração

Esse exame verifica se há ou não a necessidade do médico utilizar óculos de grau ou lentes de contato. Também ajuda na definição do grau da correção o qual o paciente necessita para voltar a enxergar bem.

4- Topografia de córnea

Esse exame avalia a curvatura da córnea, não causa dores e desconforto. É indicado para pacientes que estão se adaptando ao uso das lentes de contato e também para aqueles que irão realizar cirurgia para correção do astigmatismo, hipermetropia, miopia e catarata.

5- Gonioscopia

Esse exame é importante no acompanhamento e diagnóstico de doenças oculares, como tumores, cistos ou glaucoma.

O exame consiste na avaliação da região anterior dos olhos (onde a córnea e a íris se encontram), através de lentes de aumento que estão em contato com a córnea. O paciente recebe um colírio para o procedimento.

Assim, o exame oftalmológico pode fazer toda a diferença na sua saúde ocular. Através dele, é possível obter um diagnóstico precoce ou descobrir a causa de determinado sintoma que esteja causando um problema visual, e assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários