Glaucoma: 5 mitos e verdades sobre a doença
Apesar de atingir cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil, o glaucoma é uma doença ainda pouco conhecida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), apenas 41% dos entrevistados conhecem a doença e 47% acreditam ser um mito ou desconhecem a relação com a hereditariedade.
Além disso, em casos mais graves, o glaucoma pode levar à cegueira. Por isso, há a importância de disseminar informações sobre o assunto e esclarecer o que é mito e o que é verdade.
O que é o Glaucoma
O glaucoma é uma doença que causa danos ao nervo ocular, fazendo com que o paciente tenha a visão prejudicada, podendo até mesmo levar à cegueira se não for bem tratado.
A doença não tem cura, mas pode ser controlada através de um tratamento adequado e contínuo. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de evitar que a perda de visão aconteça.
Há alguns fatores de risco para o glaucoma, entre eles: hipertensão ocular, miopia elevada, hereditariedade e idade avançada.
Entenda a causa
O glaucoma ocorre quando há uma pressão elevada no interior do olho, que com o passar do tempo, prejudica as fibras nervosas do nervo óptico. Há um líquido que é produzido e escoado no interior do olho. Em pessoas com glaucoma, há uma diminuição do escoamento desse líquido, fazendo com que ele se acumule dentro do olho e forme uma um aumento da pressão intraocular.
A doença é detectada através de um exame oftalmológico, no qual o médico examina o interior do olho e faz a medida da pressão intraocular.
Quais os sintomas?
Alguns dos principais sintomas da doença, incluem:
- Dor intensa ao redor dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Visão embaçada;
- Náusea e vômito;
- Vermelhidão no olho.
Em 80% dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas no início da doença.
Tratamento
O tratamento é feito com o uso de colírios receitados pelo oftalmologista. Em alguns casos mais graves, é indicado o uso de lasers ou realização de cirurgias. Isso irá depender do tipo de glaucoma e do estado do nervo óptico do paciente.
5 mitos e verdades sobre o glaucoma
Por ser uma doença não muito conhecida, o glaucoma ainda gera muitas dúvidas para algumas pessoas, e esclarecê-las é fundamental para evitar que falsas informações se propaguem. Além disso, reforçar a questão de um tratamento adequado é fundamental como combate ao avanço de outras doenças oculares ou à cegueira. Confira abaixo 5 mitos e verdades sobre o assunto.
1. Todas as pessoas com pressão intraocular elevada desenvolvem glaucoma
Mito. O glaucoma pode acontecer até mesmo em pessoas com a pressão intraocular normal. O mesmo vale para o oposto, pessoas com pressão intraocular elevada, não necessariamente irão desenvolver glaucoma. O que irá definir isso é o estado do nervo óptico.
2. Pessoas mais velhas, têm maior probabilidade de desenvolver glaucoma
Verdade. Pessoas de qualquer idade podem desenvolver a doença, no entanto, a incidência é maior em idosos ou em pessoas com mais de 40 anos.
3. A cirurgia de glaucoma recupera totalmente a visão de pacientes cegos
Mito. A cirurgia não é capaz de recuperar as lesões causadas pela doença. No entanto, ela é responsável por controlar a pressão ocular e evitar que a doença progrida.
4. A pessoa com glaucoma deve utilizar colírios para sempre.
Verdade. Quando inicialmente diagnosticado, o uso de colírios é recomendado diariamente. No entanto, o cuidado deve seguir corretamente a fim de evitar mais prejuízos ao nervo óptico. O medicamento ajuda a controlar a doença e evita que ela progrida.
5. Quem enxerga bem, não tem glaucoma
Mito. O glaucoma é silencioso, tanto que na maioria dos casos, não apresenta sintomas no início. Algumas perdas visuais podem ser mascaradas pelo cérebro. Por isso, é importante realizar exames para avaliar a saúde ocular.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.