Abri menu Fechar menu
Informação

Injeção intravítrea: um tratamento eficaz para doenças da retina

13 de maio de 2022

Os avanços na área da oftalmologia são constantes e trazem uma série de benefícios, tanto para os médicos, quanto para os pacientes. A injeção intravítrea surgiu como uma forma de inovar quando o assunto é tratamentos eficazes para doenças da retina.

Para saber mais sobre como funciona essa técnica, para que serve e suas principais indicações, acompanhe este conteúdo. Boa leitura!

O que é injeção intravítrea?

Mesmo podendo parecer um procedimento doloroso, a injeção intravítrea é uma técnica segura e simples, na qual consiste na aplicação direta de uma injeção com medicamentos específicos na região do vítreo (dentro do olho). 

O vítreo é uma região do olho composta por uma massa gelatinosa e transparente que preenche o globo ocular. Sua principal função é manter a saúde da retina, evitando o deslocamento da mesma.

Quais doenças são tratadas através da injeção intravítrea?

Várias doenças podem ser tratadas através da injeção intravítrea. Conheça as principais delas a seguir.

Degeneração macular relacionada à idade

Também conhecida pela sua sigla DMRI (Degeneração macular relacionada à idade), essa doença é caracterizada pelo comprometimento da mácula, normalmente ocasionada pelo processo natural de envelhecimento, e pode ocasionar na perda progressiva da visão.

Essa doença pode causar embaçamento e manchas escuras na visão.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes, que faz com que ocorram alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina. Após uma evolução da doença, estes vasos liberam sangue ou fluido sanguíneo para a região da retina, originando em problemas de visão.

Edema macular diabético

É uma complicação da retinopatia diabética, em casos nos quais a diabetes não é devidamente tratada. Também pode ser agravada por fatores como hipertensão arterial e colesterol alto.

No início pode não apresentar sintomas, mas com o passar do tempo o paciente pode passar a ver imagens distorcidas e possuir dificuldade para diferenciar cores. O diagnóstico é feito através de exame de mapeamento de retina e tomografia de coerência óptica (OCT).

Oclusão da veia da retina

Acontece quando há um rompimento da veia da retina devido à formação de um coágulo, ocasionando em hemorragia ou na formação de edemas.

Não há uma causa definida, no entanto fatores como hipertensão, diabetes, idade e colesterol alto podem ocasionar no surgimento do problema. Caso não seja tratado, pode evoluir para um descolamento de retina ou glaucoma, por isso, é importante realizar exames oftalmológicos constantemente.

Quais os benefícios da injeção intravítrea?

A retina é considerada a região do olho mais isolada e de difícil acesso devido à sua posição no globo ocular. Assim, a principal vantagem da injeção intravítrea é que os medicamentos tópicos (colírios ou pomadas) ou sistêmicas (via oral) chegam em baixa concentração e de maneira mais fácil até a retina. Por esse motivo, a técnica revolucionou o tratamento oftalmológico, além de gerar muito pouco desconforto e ser segura.

Dentre outras vantagens, podemos citar:

  • recuperação rápida e sem incômodos;
  • é segura, sendo raras as complicações;
  • o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Como funciona?

O paciente deve chegar com antecedência à clínica para que seja feita a dilatação da pupila. O procedimento dura cerca de 20 minutos e o paciente recebe uma anestesia, através de um colírio. Em seguida, pode ser necessário um breve repouso na clínica, e logo o paciente é liberado para voltar para casa.

Em poucos dias, o paciente já está liberado para retomar as atividades mais leves do cotidiano. No entanto, o retorno às atividades físicas costuma ser orientado após o período de uma semana do procedimento.

Por mais eficaz e seguro que o procedimento seja, lembre-se que é fundamental conversar e tirar todas as suas dúvidas com seu oftalmologista antes de decidir realizá-lo.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de injeção intravítrea.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários