Lentes de contato: conheça todos os tipos
As lentes de contato são uma excelente escolha para pessoas que necessitam de correção visual mas não desejam usar óculos o tempo inteiro. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), há mais de 140 milhões de usuários de lentes de contato no mundo, sendo 2 milhões destes, no Brasil.
Atualmente, no mercado, há diversos modelos e opções de lentes, que variam de acordo com a condição visual de cada pessoa. Há alguns modelos que são mais indicados para pessoas com astigmatismo e presbiopia. Enquanto há outros, que são mais indicados para pessoas com hipermetropia ou miopia, por exemplo.
Acompanhe a leitura e saiba qual o tipo de lente mais indicado para o seu caso!
Tipos de lentes de contato
Primeiramente, é muito importante saber que cada tipo de lente é feito com um material diferente, podendo ser rígidas ou gelatinosas. A primeira é menos flexível, enquanto a segunda é mais maleável e adere com maior facilidade à superfície ocular.
Conheça mais sobre todos os tipos de lentes:
Lentes rígidas
Também conhecidas como lentes gás-permeáveis (GP) ou RGP, esse tipo de lente é utilizado para graus mais elevados de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Também é indicado para pacientes submetidos a transplante de córnea e para doenças específicas, como ceratocone.
O material usado nas lentes rígidas é uma mistura de silicone com plástico. Sua principal vantagem é a durabilidade e resistência a bactérias. Além disso, são recomendadas por possibilitarem uma maior passagem de oxigênio aos olhos.
Lentes gelatinosas
As lentes gelatinosas são um pouco mais confortáveis e práticas, por terem uma maior quantidade de água. O formato é maior e adequa-se com maior facilidade ao olho. São indicadas para casos mais leves e moderados de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.
Esse modelo de lentes é o mais popular das lentes de contato e é feito com silicone e hidrogel.
Lentes tóricas
As lentes tóricas são indicadas para pessoas com astigmatismo, miopia e hipermetropia. É o modelo de lente mais indicado para casos de astigmatismo, por conta de ter curvaturas em mais ângulos.
Podem ser encontradas tanto no formato gelatinoso quanto no rígido.
Lentes multifocais
Por possuir múltiplos focos em uma única lente, esse modelo é indicado para pessoas com presbiopia, com mais de 40 anos. Também são encontradas tanto no formato rígido, quanto gelatinoso.
Lentes terapêuticas
Esse tipo de lente é específico para pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares. Para o uso dessas lentes, é necessário supervisão médica. Normalmente são feitas de material gelatinoso.
Lentes estéticas
As lentes estéticas podem ser ou não coloridas, podendo ser utilizadas tanto para fins estéticos, quanto para correção. Esse tipo de lente é encontrado apenas no modelo gelatinoso.
Qual deve ser o tempo de uso e descarte de cada lente?
O tempo de uso e descarte de cada lente pode variar, de acordo com o material. Algumas lentes de contato podem ser feitas para durar apenas 15 e 30 dias. Enquanto há outras que são feitas para uso anual.
Existem três tipos de categorias de lentes de contato baseadas no tempo de uso:
- Descartáveis de uso diário: Devem ser retiradas todas as noites antes de dormir, e devem ser usadas por no máximo 24 horas.
- Descartáveis de uso quinzenal: podem ser usadas diariamente e devem ser substituídas a cada quinze dias.
- Descartáveis de uso mensal: Podem ser usadas no período entre 1 a 30 dias, devendo ser descartadas logo após esse período.
Qual lente escolher?
Há diversos fatores que podem ajudar a indicar qual a lente de contato mais adequada para a sua situação. Tudo irá depender do seu estilo de vida e das suas necessidades. Por exemplo, se você precisa utilizar lentes de contato o dia inteiro, o ideal é escolher um modelo com maior oxigenação.
Outra questão a ser levada em consideração é a manutenção da lente. Caso você prefira não higienizá-las diariamente, o mais indicado é optar por um modelo de descarte diário.
Cuidados com as lentes de contato
As lentes de contato necessitam de cuidados frequentes de conservação e higienização, afinal, estamos falando da saúde dos nossos olhos. A limpeza é essencial para evitar que bactérias e demais substâncias se proliferem e causem infecções aos nossos olhos.
Veja abaixo algumas dicas de cuidados com as lentes de contato:
- Limpe semanalmente o estojo de conservação das lentes de contato. É aconselhável trocar o estojo a cada três meses;
- Evite nadar ou tomar banho com as lentes;
- Não durma com as lentes. Os riscos de adquirir uma infecção ocular são altos.
É muito importante estar atento a sinais de alerta ao uso das lentes. Em alguns casos pode ser necessário suspender o uso e entrar em contato com um oftalmologista. São eles: vermelhidão, vista embaçada, secreção ocular ou dor ocular persistente.
Agora que você conheceu todos os tipos e materiais de lentes de contato ficou muito mais fácil saber qual modelo escolher, não é mesmo?
Lembre-se que antes de escolher um modelo ou marca, é sempre importante conversar com o seu médico oftalmologista.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.