Mitos e verdades sobre a catarata
Responsável por cerca de 51% dos casos de cegueira no mundo, a catarata é a doença responsável pela perda da transparência do cristalino, principal responsável por fornecer nitidez à visão.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), apenas 360 mil operações de catarata são realizadas por ano no Brasil, sendo assim, apesar de atingir uma parte significativa da população, ainda há pacientes que não buscam ajuda médica ou que acabam ainda, por serem alvos de mitos e informações equivocadas sobre a doença.
Pensando nisso, vamos esclarecer neste artigo os principais mitos e verdades relacionados à catarata. Acompanhe!
6 mitos e verdades sobre a catarata
1. A catarata pode ser prevenida – MITO
As lentes dos olhos passam por um processo natural de envelhecimento ao longo dos anos. Portanto, não há como prevenir a catarata. Porém, há formas de manter e promover uma boa saúde ocular, através de bons hábitos como evitar o tabagismo, utilizando óculos escuros de proteção UV e mantendo uma alimentação saudável.
2. Além do envelhecimento, existem outros fatores que podem levar à catarata – VERDADE
Apesar de ser a principal causa para o surgimento da catarata, o envelhecimento não é a única origem desta condição. Diabetes, obesidade, colesterol alto e intensa exposição solar, também são alguns fatores relacionados a um risco maior de desenvolver a doença.
3. A cirurgia é arriscada – MITO
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros que existem, apresentando altas taxas de sucesso. Assim como em qualquer tipo de cirurgia, há possíveis riscos que devem ser discutidos com o oftalmologista antes da realização do procedimento.
4. Há a possibilidade de não precisar mais de óculos de grau após a cirurgia – VERDADE
Tudo irá depender do caso específico do paciente, mas de maneira geral, há sim essa possibilidade após a realização da cirurgia de catarata, afinal, ela restabelece a visão do paciente.
5. A catarata pode voltar após a cirurgia – MITO
A lente intraocular aplicada no procedimento possui vida útil centenária, dessa forma, não é possível que a doença volte. O que pode ocorrer em alguns casos é o surgimento de uma fibrose na membrana, a qual serve como suporte para a lente intraocular.
No entanto, um procedimento a laser pode resolver o problema.
6. A cirurgia de catarata dura em média 20 minutos – VERDADE
Apesar de minuciosa, a cirurgia de catarata é um procedimento relativamente rápido. Em casos mais avançados da doença ou mais complexos, talvez a cirurgia precise de um pouco mais de tempo.
Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto. Compartilhe esse conteúdo com quem possa se interessar e comente aqui embaixo o que achou!
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários