Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Olhos vermelhos: o que pode ser?

Janeiro 8, 2021 by Centro de Catarata0
Centro-de-Catarata-BLOG-Olhos-vermelhos.jpg

Os olhos vermelhos são um sintoma frequente e geralmente é causado por algo momentâneo, sem maiores complicações. 

Entretanto, a vermelhidão constante, com dor e desconforto pode indicar um problema ocular mais sério.

Quer entender melhor? Então, confira a lista com os principais problemas e fatores que causam essa condição no conteúdo completo que preparamos para você. Boa leitura!

Olhos vermelhos

Os olhos vermelhos são uma condição ocular bem comum, podendo ir de um problema quase insignificante até graves doenças.

Geralmente, os olhos vermelhos são o resultado da dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais, decorrendo de uma inflamação, secundária a algum tipo de infecção ou irritação. 

A vermelhidão pode estar relacionada a diversos fatores etiológicos que podem causar a inflamação, como: traumas, corpos estranhos, agentes químicos, infecções, déficit lacrimal, entre outros. 

Esse processo inflamatório, na maioria dos casos, ocorre na membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (parte branca do olho), chamado de conjuntivite.

Além disso, os olhos vermelhos podem também estar associados a uma patologia mais grave, principalmente se a presença da vermelhidão for constante, ou seja, quando a pessoa está sempre com os olhos vermelhos.

A vermelhidão dos olhos pode ser uni ou bilateral, afetando apenas um dos olhos ou os dois respectivamente. A localização do vermelho no olho (canto ou meio) e a intensidade do sintoma (pouco ou muito avermelhado) não está diretamente ligada com a gravidade.

Outros sintomas que podem estar associados com o surgimento da vermelhidão nos olhos, são:

  • Edema palpebral
  • Prurido
  • Ardência
  • Lacrimejo
  • Sensibilidade à luz
  • Baixa visão

Causas dos olhos vermelhos

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva e pode surgir por diversos fatores: vírus, bactéria, alergia, trauma, produtos químicos, entre outros, causando inchaço, prurido, ardor, lacrimejo e vermelhidão.

Na maioria dos casos, o problema ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias sem deixar sequelas.

Algumas formas de conjuntivite podem comprometer a córnea e causar danos à visão, apresentando necessidade de um tratamento oftalmológico mais complexo.

Síndrome do olho seco

Quando piscamos, a córnea é lubrificada por pequena película chamada de filme lacrimal.

O filme lacrimal é composto por três camadas: lipídica, aquosa e mucina. Alterações ou quantidades insuficientes dessas camadas podem provocar o olho seco.

Essa é uma causa de olhos vermelhos muito comum, especialmente entre pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado, fazem uso excessivo de computadores, tablets, celular, vídeo games, entre outros. 

Algumas doenças reumatológicas também podem levar ou agravar o olho seco, em especial a síndrome de Sjögren.

O olho seco é um problema ocular que pode ser muito grave em algumas situações, o ideal é procurar acompanhamento oftalmológico adequado.

Uveíte

A uveíte é a inflamação da úvea, camada média do olho composta pela íris, corpo ciliar e coróide. Um dos sintomas mais comuns são os olhos vermelhos, associados a outros sinais como dor, visão turva e embaçada, sensibilidade à luz e outros.

Essa condição pode ter origem de causa infecciosa, sendo o principal fator a toxoplasmose, ou relacionada a doenças sistêmicas, como a sarcoidose, espondilite anquilosante e psoríase.

Alergias

Algumas pessoas alérgicas podem apresentar olhos vermelhos durante uma crise ou em ambientes que estimulam a alergia. Isso porque os olhos são regiões extremamente sensíveis, além disso, alguns cosméticos como cremes e maquiagens podem provocar reações causando irritações na região.

O ideal é procurar produtos hipoalergênicos e feitos para uso na região, cuide também dos protetores solares que não são específicos para o rosto e que não devem ser usados perto dos olhos.

Outros fatores que podem causar vermelhidão nos olhos

  • Glaucoma
  • Ceratite (inflamação/lesão da córnea)
  • Blefarite (inflamação das pálpebras)
  • Presença de corpo estranho no olho
  • Infecção herpética da córnea (herpes)
  • Úlceras da córnea
  • Síndrome de Sjögren
  • Esclerite (inflamação da parte branca do olho)
  • Hordéolo (nódulo doloroso vermelho com pus no bordo da pálpebra)
  • Exposição química (cloro em piscinas, etc.)
  • Superexposição à luz solar (sem óculos de sol com bloqueio de UV)
  • Climas áridos 
  • Poluição do ar

Como tratar?

Como pudemos ver, os olhos vermelhos podem ter diversas causas, inclusive algumas graves que requerem atenção imediata, fazendo essencial a visita ao oftalmologista assim que notar a presença de vermelhidão, especialmente quando o problema aparece de maneira repentina e está associado a desconforto, dor e visão turva.

Apenas o médico oftalmologista pode diagnosticar adequadamente e passar o plano ideal de tratamento conforme as necessidades do caso.

Além disso, não faça o uso de medicamentos, como colírios, por conta própria. É importante ressaltar que a automedicação pode causar complicações e agravar o quadro da doença. Qualquer medicamento precisa ser prescrito por um médico.

Você está sofrendo com vermelhidão nos olhos que não desaparece? Não espere o problema se agravar e procure um oftalmologista que possa te ajudar.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat