Pálpebra caída: saiba como funciona a cirurgia
Também conhecida como ptose palpebral, a pálpebra caída pode afetar um ou ambos os olhos. Essa condição faz com que a pálpebra cubra quase toda a pupila, devido a essa queda, podendo assim, comprometer o campo visual superior e causar dores de cabeça, por causa do esforço a mais feito para levantar a pálpebra.
A ptose ainda pode ser permanente ou periódica, podendo sumir e voltar. A condição pode ainda ser congênita (quando já se nasce com ela) ou adquirida ao longo do tempo.
Ao longo desse texto, você vai conhecer os sintomas, causas e tratamentos para a pálpebra caída. Confira!
Sintomas da pálpebra caída
Em alguns casos, a ptose pode ser assintomática ou pouco perceptível. No entanto, há alguns sinais que indicam que é importante buscar ajuda médica especializada. São eles:
- Sentir um peso na região dos olhos;
- Dificuldade visual;
- Inclinar a cabeça para trás para enxergar;
- Franzir a testa para melhor o campo de visão;
- Dores de cabeça ou enxaqueca.
Causas da pálpebra caída
A ptose pode ser congênita ou adquirida, normalmente por alguma lesão, trauma ou pelo processo natural de envelhecimento.
Saiba mais sobre as causas da pálpebra caída abaixo:
Congênita
A ptose palpebral congênita pode ser neuropática ou ter origem na falta de desenvolvimento do músculo elevador.
O grau da ptose congênita pode variar, podendo ser leve ou mais grave.
Adquirida
Tumores, lesões e envelhecimento são as principais causas da ptose adquirida.
Quando decorrente da idade, o problema costuma acontecer a partir dos 40 anos. Isso ocorre pois nessa fase o músculo responsável por elevar a pálpebra costuma esticar, e consequentemente, a pálpebra começa a cair.
É possível prevenir?
Até então não há nenhuma forma de prevenir a pálpebra caída, portanto, não é possível evitar o problema.
No entanto, é importante fazer exames oftalmológicos regularmente, principalmente quando a condição for congênita. Em casos de ptose em crianças, é importante levá-la o quanto antes ao oftalmologista, assim, o tratamento pode ser iniciado mais cedo através de um diagnóstico precoce.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um médico oftalmologista. O profissional avalia a pálpebra do paciente e seu histórico clínico. Além disso, o profissional avalia a força dos músculos da pálpebra.
Conforme determinados sintomas forem observados pelo médico, pode ser indicado a realização de exames de imagem a fim de identificar demais problemas que possam estar relacionados.
Tratamento
O tratamento para a pálpebra caída pode ser feito através da cirurgia de blefaroplastia ou através do método de laser CO2, o qual também pode ser feito em conjunto com a blefaroplastia para reduzir rugas e a flacidez da pele.
Como funciona a cirurgia?
A cirurgia de blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pele das bolsas de gordura da pálpebra, podendo também estar relacionada a objetivos estéticos ou de saúde.
O procedimento é considerado seguro, eficaz e indolor. É necessária a aplicação de anestesia local como anestésico.
Assim que o médico verifica a quantidade de pele a ser retirada, ele realiza marcações na região em que será feito o procedimento.
O procedimento é indicado tanto para homens quanto mulheres. É considerada uma cirurgia de baixa complexidade e com duração de no máximo duas horas, sem a necessidade de internação do paciente. Isso se deve ao fato de a blefaroplastia não precisar de anestesia geral.
Dessa forma, é importante fazer exames oftalmológicos frequentemente, a fim de obter um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento ou cirurgia indicado pelo médico oftalmologista.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários