Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Plástica ocular: quando é indicada?

Fevereiro 22, 2021 by Centro de Catarata0
Plastica-ocular-Blog-Centro-de-Catarata-Madureira.jpg

Ninguém consegue se livrar do efeito da gravidade na pele. Com o passar do tempo, ela perderá naturalmente sua flexibilidade. Isso sem falar em fatores externos como radiação solar, cigarros, poluição e vento, que podem causar envelhecimento facial e causar algumas alterações nas pálpebras.

Quantas pessoas nós conhecemos queixam-se de excesso de pele óbvio ou bolsas de gordura cruéis ao redor dos olhos? É difícil se adaptar a essa situação, pois além de prejudicar a visão, pode tornar o rosto pesado e envelhecido.

A estética é um dos fatores para a realização da plástica ocular. Além disso, intervenções por câncer de pele e manifestações de doenças como lúpus, herpes, hanseníase e problemas relacionados à tireoide, também são comuns.

Quer saber mais sobre a plástica ocular e quando é indicada? Siga a leitura e descubra!

O que é plástica ocular?

A plástica ocular é uma especialidade da oftalmologia, envolvendo problemas relacionados às pálpebras, canais lacrimais e órbitas, e está dividida em cirurgia reparadora e estética.

Especialistas em plástica ocular tratam os seguintes casos funcionais: pessoas com pálpebras viradas para fora, câncer de pele ao redor das pálpebras, câncer orbital, fraturas orbitais, doença ocular tireoidiana, lacrimejamento em crianças e adultos, olhos secos, entre outros.

Além disso, a plástica ocular também pode ser usada ​​em situações relacionadas à estética facial. Por isso, a cirurgia de rejuvenescimento palpebral ou ocular, envolvendo os supercílios e até as maçãs do rosto, também faz parte do trabalho diário dos profissionais.

Quando é indicada?

Homens e mulheres com as seguintes condições são recomendados para a plástica ocular:

  • Depósitos excessivos de gordura nas pálpebras superiores e inferiores;
  • Flacidez que  interfere nos contornos das pálpebras e até mesmo prejudica a visão;
  • Pele excessiva e linhas finas;
  • Pálpebra inferior caída.

Para realizar este tipo de cirurgia ocular, é importante estar saudável, não sofrer de doenças oculares graves e não fumar.

Cuidados pré-operatório

Primeiro, nenhuma maquiagem é permitida no dia da internação. No dia anterior, não pode consumir bebidas alcoólicas e nem grande quantidade de alimentos. Para os pacientes, é importante informar o médico sobre quaisquer medicamentos que estejam sendo consumidos e interromper o uso de aspirina ou qualquer outro medicamento que contenha ácido acetilsalicílico, 10 dias antes da operação.

Como é o procedimento?

A plástica ocular é uma operação simples e rápida. O médico remove a pele oval da pálpebra superior e os sacos de gordura que se formam (geralmente dois na parte superior e três na parte inferior) nas pálpebras. Dependendo do objetivo e da sensibilidade artística do cirurgião, a posição e a forma da incisão oval podem variar em relação ao canto do olho.

A quantidade de pele retirada varia de paciente para paciente, mas é sempre maior na pálpebra superior.

A anestesia utilizada para esse tipo de cirurgia é a anestesia local, combinada com sedativos leves para acalmar o paciente.

Em alguns casos, o paciente vai para casa imediatamente após a operação e é aconselhado a descansar algumas horas para reduzir o inchaço.

Cuidados pós-operatório

Ao avaliar cada caso, o médico orienta o tratamento pós-operatório, porém, em uma intervenção simples (o paciente que não têm doenças oculares), a recuperação é muito rápida. A pressão de água fria pode ser utilizada para ajudar a diminuir o inchaço, assim como o repouso por alguns dias de atividades profissionais.

A plástica ocular é muito séria, assim como qualquer outra cirurgia, e deve ser totalmente avaliada e realizada por um profissional capacitado. Vale a pena pesquisar bastante sobre o assunto e conversar com o seu oftalmologista, pois só ele pode descobrir outras questões e apontar a situação que funciona melhor para você.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat