Abri menu Fechar menu
Informação

Problemas de visão em crianças: quais os mais comuns?

19 de agosto de 2021
Problemas de visão em crianças: quais os mais comuns?

Uma queda, um acidente ou até mesmo um simples cisco no olho são alguns dos fatores que podem contribuir para problemas de visão na infância, os quais podem demorar dias, semanas ou até mesmo anos para surgir.

Além disso, com a prática de brincadeiras e esportes, as crianças estão mais propensas a algum tipo de contato com plantas, objetos, produtos químicos e até mesmo à coceiras e arranhões nos olhos, também podendo ocasionar em traumas ou lesões.

A visão exerce um papel fundamental na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e nas tarefas de locomoção. Por isso, é importante que os pais e professores fiquem atentos a qualquer sinal de problema ocular na criança. Levá-la até o oftalmologista também é importante como forma de cuidado e prevenção.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Conheça os 6 principais problemas de visão em crianças

1. Miopia

A miopia ocorre devido a um erro refrativo na retina, fazendo com que haja uma dificuldade em enxergar objetos que estão longe.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista. A criança com miopia costuma evitar brincadeiras e atividades que exigem esforço para enxergar longe.

Na maioria dos casos, a miopia é hereditária. No entanto, a fadiga ocular resultante da exposição ocular às telas de celulares ou computadores também pode contribuir para a condição.

O tratamento de miopia para crianças consiste no uso de óculos, lentes de contato e colírios indicados pelo oftalmologista.

2. Hipermetropia

Todos os bebês nascem hipermétropes, devido ao fato de nessa fase o globo ocular ainda não ter atingido o tamanho ideal. Porém, depois de um tempo, o globo ocular cresce e o quadro é revertido.

No entanto, quando esse desenvolvimento fica incompleto e o quadro não apresenta reversão, algumas crianças podem continuar a ter hipermetropia.

A hipermetropia, ao contrário da miopia, se caracteriza pela dificuldade em enxergar de perto. Crianças com essa condição tem tendência a aproximar livros e objetos para próximo dos olhos, para conseguir enxergar melhor.

O tratamento para hipermetropia é feito com o uso de óculos.

3. Estrabismo

O estrabismo é caracterizado pela perda do paralelismo dos eixos visuais, fazendo com que os olhos fiquem “desviados”.

Até os seis meses de idade, é comum que haja um certo desalinhamento entre os olhos devido ao fato de o bebê ainda não ter uma boa fixação de imagens na mácula, que é a parte central da retina. 

Durante o tratamento do estrabismo na criança, pode ser utilizado um tampão que serve para estimular a musculatura do olho mais fraco. Em crianças mais velhas, a correção é feita com o uso de óculos.

4. Alergia e conjuntivite alérgica

A alergia é um dos problemas de visão mais comum em crianças. Alergia a poeira, ácaro, pólen ou a pelo de animais são algumas das principais delas. Também pode estar associada a mudanças climáticas e a doenças como asma, rinite e dermatite.

A conjuntivite alérgica é o tipo de alergia mais comum nas crianças. Vermelhidão, inchaço nas pálpebras, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo são os principais sintomas.

É fundamental que os pais fiquem atentos a qualquer reação alérgica que a criança possa apresentar na presença de um determinado agente causador. Por isso, é importante levá-la ao oftalmologista para receber o diagnóstico e tratamento mais adequado.

Saiba mais sobre alergias oculares em – Alergia nos olhos: conheça os principais tipos

5. Lacrimejamento excessivo

É comum que ocorra um lacrimejamento excessivo em bebês. A principal causa é a obstrução parcial ou total dos ductos lacrimais, os quais impedem a drenagem completa das lágrimas.

Porém, normalmente essa produção das lágrimas em excesso para ao longo do crescimento das crianças. 

6. Catarata congênita

A catarata congênita é responsável por 10% dos casos de cegueira infantil. Portanto, é uma das doenças oculares mais comuns em crianças.

Crianças que têm pais ou parentes com catarata, estão mais propensas a desenvolverem a doença. 

Em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia para remoção da catarata e implantação de uma lente intra-ocular. Quanto mais cedo a doença for tratada, menores os riscos de desenvolver problemas de visão mais graves ou da condição se agravar.

Também é fundamental ter acompanhamento oftalmológico rotineiro.

Veja também – Catarata em crianças: é possível?

Como prevenir problemas de visão na infância?

A prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar. Confira.

  • Explique para a criança que é importante evitar de coçar os olhos;
  • Mantenha produtos de limpeza fora do alcance da criança;
  • Evitar o uso de objetos pontiagudos;
  • Consultar sempre um médico em casos de pancadas ou traumas.

A visão na infância

As crianças apresentam o globo ocular pequeno. O crescimento dos olhos ocorre no início da infância.

Até uma determinada idade, o globo ocular atinge o seu tamanho natural, o que normalmente ocorre entre a adolescência e a idade adulta. É justamente nessas fases que alguns problemas de visão são identificados com uma maior facilidade.

Já no período da infância e pré-adolescência é importante que sejam feitos exames oftalmológicos periódicos. Nessas fases é comum que ocorram alterações estruturais oculares, especialmente na córnea, como o ceratocone.

Confira também – Ceratocone: saiba quais são os sintomas

Assim, há qualquer sinal de alteração ou problemas de visão, é fundamental levar a criança até o oftalmologista para que ela realize os exames e tratamento adequados, de acordo com a sua condição. Afinal, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de sucesso e recuperação.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários