Retinografia: entenda o que é e quais os tipos de exames
Ao realizar uma consulta com um oftalmologista, é comum que ele faça exames rápidos para saber como está a visão do paciente. Porém, quando o especialista identifica a necessidade de investigar mais a fundo, podem ser solicitados exames mais detalhados, como a retinografia.
Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender o que é a retinografia e como funciona. Acompanhe!
O que é retinografia?
A retina é uma membrana localizada na parte posterior do olho, que tem como principal função transformar um estímulo luminoso em estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro, o transformando em uma imagem. Ou seja, a retina é responsável pela formação das imagens. Portanto, é fundamental que ela esteja saudável e que sejam feitos exames como a retinografia.
Mas afinal, o que é a retinografia? É um exame capaz de analisar em alta resolução o fundo do olho. Além de avaliar a retina, o exame também permite visualizar a coroide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos, identificando possíveis alterações ou problemas.
Quais doenças é possível diagnosticar através da retinografia?
A retinografia é capaz de identificar diferentes doenças oftalmológicas, tais como:
- degeneração macular;
- descolamento de retina;
- glaucoma;
- retinopatia hipertensiva;
- diabetes mellitus;
- tumores oculares.
Para quem a retinografia é indicada?
As principais indicações da retinopatia envolvem o acompanhamento das doenças oftalmológicas citadas acima. Pacientes com os seguintes problemas e doenças devem realizar o exame com frequência como forma de acompanhar e monitorar a doença:
- miopia;
- tumores oculares;
- degeneração macular;
- diabetes;
- hipertensão.
Como a retinografia é realizada?
Atualmente, há dois tipos de exames de retinografia: retinografia simples e retinografia panorâmica. Saiba a seguir como funciona cada uma delas.
Retinografia simples
Também chamado de retinografia colorida, esse exame é simples, indolor e dura cerca de apenas 20 minutos. O paciente deve sentar-se em frente ao retinógrafo, um aparelho que observa o fundo do olho através de lentes de aumento.
O especialista aplica um colírio específico para dilatar a pupila do paciente. Dessa forma, as imagens do fundo do olho conseguem ser captadas com maior precisão de detalhes.
Caso o paciente faça uso de lentes de contato, é importante retirá-las antes da realização do exame, já que o colírio utilizado para a dilatação da pupila pode borrar a visão por algumas horas.
Retinografia panorâmica
Também conhecida como retinografia fluorescente, essa é uma técnica mais moderna e completa para analisar o fundo do olho, isso porque com o aparelho utilizado nesse tipo de retinografia é possível captar as imagens de forma mais ampla e panorâmica, facilitando a visualização da retina.
É possível observar com o auxílio de filtros, diferentes partes do globo ocular as quais não são identificadas na retinografia simples. Além dos filtros, é injetado fluoresceína sódica na veia do antebraço, permitindo uma melhor visualização das estruturas do fundo do olho.
A retinografia pode ser indicada pelo oftalmologista durante uma consulta de rotina, caso o especialista perceba que é necessário. Conte sempre com profissionais de confiança e realize exames com frequência.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização do exame de retinografia. Vale ressaltar que não realizamos o exame de retinografia panorâmica, apenas retinografia simples.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários