Abri menu Fechar menu
Informação

Saiba tudo sobre o retinoblastoma

10 de dezembro de 2022

O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular infantil raro, que causa cerca de 250 novos casos diagnosticados por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

Neste conteúdo você irá saber tudo sobre o retinoblastoma: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento. Acompanhe!

O que é retinoblastoma?

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças, mas raro de maneira geral. Há três tipos da doença: retinoblastoma unilateral, retinoblastoma bilateral e retinoblastoma trilateral. Saiba mais sobre um deles a seguir:

  • Retinoblastoma unilateral

Esse tipo de retinoblastoma afeta apenas um olho e é o mais comum, chegando de 60 a 75% dos casos, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Destes, 85% são esporádicos, e os demais são casos hereditários.

  • Retinoblastoma bilateral

Quando ambos os olhos são afetados, sendo quase sempre hereditário.

  • Retinoblastoma trilateral

Este tipo de retinoblastoma acontece quando uma criança com tumor hereditário em ambos os olhos também apresenta um tumor associado nas células nervosas primitivas do cérebro.

Quais os sintomas?

É importante que os pais e responsáveis estejam atentos a alguns sinais e sintomas como:

  • “Olho de gato” – um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz. É perceptível em fotos com flash por meio de um brilho branco diferente no olho da criança. É considerado um dos principais sinais de retinoblastoma.
  • Alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo);
  • Tremor nos olhos;
  • Proptose: deslocamento anterior do olho na cavidade da órbita;
  • Aumento do tamanho do olho;
  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão da parte branca do olho;
  • Sangramento na parte anterior do olho.

Diagnóstico

O exame de fundo de olho costuma ser o mais indicado nos exames pediátricos de rotina para diagnosticar em estágio inicial qualquer alteração ocular nos bebês. Sendo assim, independente de haverem ou não sintomas, é fundamental levar a criança para uma avaliação com um oftalmologista em seu primeiro ano de vida.

Além disso, também há o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), o qual visa rastrear alterações que possam causar perda da transparência dos meios oculares, como o retinoblastoma, catarata, glaucoma e toxoplasmose.

Conforme recomendações das Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância do Ministério da Saúde, esse teste, assim como o teste do olhinho, devem ser realizados em todos os recém-nascidos antes da alta da maternidade e, pelo menos, 2-3 vezes por ano nos três primeiros anos de vida.

Tratamento

O tipo de tratamento para o retinoblastoma irá variar conforme a necessidade do paciente e recomendação médica.

Os principais tipos de tratamento incluem:

  • Cirurgia;
  • Radioterapia;
  • Terapia a laser (fotocoagulação ou termoterapia);
  • Crioterapia;
  • Quimioterapia intra-arterial/intravítrea.

O tipo de tratamento vai depender do tamanho e localização do tumor, se a doença está em um ou ambos os olhos, se a visão é boa e se a doença está disseminada

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de obter sucesso ou até mesmo a cura, através de um tratamento qualificado. Fique atento a qualquer sintoma e leve o bebê ou criança ao médico.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 Comentário