Uso de telas e saúde ocular: quais os prejuízos?
O uso das telas é algo cada vez mais comum. Vivemos parte do nosso tempo conectados a algum dispositivo, através do uso de celulares, computadores, tablets, sendo fontes de trabalho e também de distração. No entanto, a nossa saúde ocular também está em jogo quando há o uso excessivo desses dispositivos.
Por isso, é importante ficar atento a algumas medidas prejudiciais quando o assunto é uso de telas e saúde ocular. Acompanhe as orientações que preparamos sobre o assunto.
Como as telas afetam a saúde ocular?
Nossos olhos são estruturas sensíveis que trabalham em prol da nossa visão. O músculo ciliar é responsável por se contrair para que possa controlar a acomodação do olho e assim permitir a visualização de imagens ao utilizarmos telas próximas ao rosto.
No entanto, há uma contração contínua realizada pelo esforço visual que esses dispositivos exigem. Assim, podem surgir problemas como a astenopia digital, mais conhecida como a síndrome da visão do computador.
Como saber se a saúde ocular está prejudicada?
Desconforto, fadiga visual e sensação de olhos secos são alguns dos principais sintomas. Isso ocorre devido ao fato de que o ato de piscar, responsável por lubrificar a retina, acaba sendo diminuído.
No nosso dia a dia é normal piscarmos de 40 a 50 vezes por minuto. No entanto, quando estamos em frente às telas, o ator de piscar pode ser reduzido para apenas 10 vezes, causando os sintomas citados acima.
Além disso, também podem haver sintomas como visão turva, olhos doloridos e dor de cabeça.
Ao notar qualquer um desses sintomas é fundamental buscar um oftalmologista o quanto antes, para que assim, seja feito um diagnóstico e tratamento adequado.
Qual o tempo recomendado de uso diário das telas?
Sabemos que é comum que o uso diário de computadores e celulares nos faça ficar por muitas horas conectados, seja por necessidades relacionadas ao trabalho, estudos, ou simplesmente demais afazeres e lazer.
No entanto, há uma recomendação de que ocorra uma pausa a cada 30 minutos de uso dos dispositivos. Isso auxilia no descanso da vista e no relaxamento dos olhos.
Quais cuidados tomar?
Há alguns cuidados que podem auxiliar nos cuidados com a saúde ocular ao fazer o uso das telas. Acompanhe a seguir quais são.
- Ajuste a ergonomia: é importante que a tela esteja entre 35 e 50 cm de distância, logo abaixo da linha dos olhos, evitando que o pescoço fique curvado por muitas horas;
- Lembre-se de piscar;
- Ajuste o brilho da tela do dispositivo;
- Ajuste a luz do ambiente;
- Ambiente com luz natural também pode ajudar e minimizar os riscos ocasionados pelas telas;
- Ajuste o tamanho da letra: caracteres muito pequenos exigem um maior esforço da musculatura ocular;
- Consulte seu oftalmologista e faça exames com frequência;
- Faça os intervalos recomendados – de 20 minutos e de 1 hora;
- Estabelecer rotinas para o uso de telas;
- Limitar o uso de tela em situações recreativas, as quais não envolvem estudos e trabalho;
- Ao ler, recomenda-se manter uma distância mínima de 30 cm da tela. Distâncias menores de 30 cm geram um esforço maior de foco.
Lembre-se de realizar os exames oftalmológicos necessários e orientados pelo médico oftalmologista e siga as dicas e cuidados para prevenir o problema.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários