Vista cansada: o que pode ser?
Visão embaçada, olhos vermelhos e irritados. Esses são alguns dos sintomas da vista cansada, também conhecida como presbiopia. Essa é uma condição bastante comum, mas que exige cuidado e atenção. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a presbiopia atinge cerca de 60 milhões de brasileiros.
A vista cansada se caracteriza pela dificuldade para enxergar de perto, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Ao longo dos anos, a condição pode progredir e atingir um nível maior em torno dos 60 anos de idade.
Quais são as causas da vista cansada?
A vista cansada está associada ao processo de envelhecimento natural, no entanto, também está diretamente ligada a doenças oculares que comprometem a visão, entre as quais: glaucoma, degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), retinopatia diabética e descolamento da retina.
Além disso, o estrabismo, a miopia e a hipermetropia, quando não bem tratados, também podem contribuir para quadros de presbiopia.
A condição acontece devido ao enfraquecimento do músculo ciliar, responsável pela acomodação do cristalino. Quando mais jovens, temos o músculo ciliar elástico, no entanto, com o passar dos anos, ele fica rígido e vai perdendo as suas funções.
Algumas outras causas relacionadas à vista cansada são:
Síndrome dos olhos secos
Muito tempo em frente às telas e até mesmo a exposição ao sol são fatores que contribuem para a fadiga ocular, principalmente quando ocorrem por um período de muitas horas, sem intervalos ou pausas. Por isso, essa síndrome contribui para a condição dos olhos cansados.
Saiba mais sobre a síndrome dos olhos secos neste link. (incluir o link do blog post sobre a síndrome quando for postado).
Uso de celulares e computadores
Qualquer atividade que exija o uso intensivo da visão por um longo período (dirigir, leitura de livros ou revistas) pode contribuir para a presbiopia, principalmente à noite.
Há alguns estudos que citam que mais de 30% dos adultos utilizam o computador por mais de nove horas por dia. Se o uso prolongado for feito de maneira contínua, sem pausas, pode ocorrer o que chamamos de síndrome visual relacionada à computadores (SVRC), mais uma síndrome que está associada à vista cansada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a SRVC é um dos principais motivos de consulta oftalmológica.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através da refratometria, um exame que analisa como está a visão do paciente e o poder refrativo do sistema ocular. Dessa forma, se forem detectadas alterações na visão, é importante buscar ajuda médica com um oftalmologista, pois esse profissional irá indicar o tratamento mais adequado.
Sintomas
Os sintomas costumam surgir a partir dos 40 anos de idade, que é quando pode ocorrer um desgaste progressivo da visão, causando dificuldades para enxergar de perto. Alguns dos outros sintomas são:
- Dor de cabeça, principalmente após a leitura;
- Desconforto e ardor nos olhos;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Visão turva ou embaçada;
- Dor no pescoço ou nas costas;
- Dificuldade de concentração.
Esses sintomas podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar. Por isso, se você estiver com algum desses sinais, agende uma consulta com um oftalmologista para saber qual tratamento seguir.
Tratamento
O tratamento para a vista cansada irá variar conforme a causa e patologia. Em caso de não existir nenhum problema ocular, às vezes, apenas o repouso ocular já resolve.
A utilização de colírios também pode ser indicada pelo médico para ajudar a minimizar o problema quando há falta de lubrificação nos olhos.
Lentes de contato e óculos podem ser indicados em casos associados à catarata. Normalmente, é necessário aumentar o grau do óculos a partir dos 65 anos de idade, que é quando o quadro costuma se estabilizar.
Como prevenir?
Devido ao fato de a presbiopia estar diretamente associada ao envelhecimento, não há formas de preveni-la. No entanto, há alguns hábitos saudáveis que podem auxiliar na regressão dessa condição. São eles:
- Consultar um oftalmologista regularmente;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
- Fazer pausas durante o uso do computador;
- Passar mais tempo ao ar livre;
- Diminuir o brilho do celular e do computador;
Dessa forma, como acompanhamos na leitura, há várias causas ligadas à vista cansada, estando associada tanto ao envelhecimento, quanto há computadores ou doenças oculares. Para que essa condição não prejudique a sua rotina e bem-estar é importante se consultar com um oftalmologista e adotar hábitos saudáveis, a fim de evitar que a situação se agrave.
Conte com o Centro de Catarata Madureira
O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.
Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.
Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.
Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
0 Comentários