Abri menu Fechar menu
Exame

Vitrectomia: o que é e como funciona

27 de fevereiro de 2023

Utilizada como tratamento para problemas de retina e do vítreo do olho, a vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular aplicada em diversas doenças, na qual o oftalmologista remove o vítreo, uma região do olho em que podem ocorrer diferentes patologias.

Neste conteúdo, você irá entender tudo sobre o assunto: sintomas, diagnóstico, tratamento e as principais causas. Acompanhe!

O que é a vitrectomia?

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de parte ou da totalidade do vítreo do olho. Vamos entender o que é o vítreo?

O vítreo é um fluido gelatinoso e transparente que preenche quase todo o globo ocular. Esse fluido é composto por 99% de água e está em contato direto com a superfície da retina.

Como funciona a cirurgia de vitrectomia?

A cirurgia de vitrectomia consiste na utilização de um pequeno instrumento cirúrgico – chamado vitrectomo -, o qual serve para fazer a remoção do vítreo. Em seguida, o gel vítreo é substituído por solução salina (BSS), gás ou óleo de silicone.

O procedimento é rápido, indolor e seguro, podendo ser realizado com anestesia local ou geral. A maioria dos casos envolve a anestesia local.

Atualmente há dois tipos de cirurgia de vitrectomia: vitrectomia anterior e vitrectomia posterior. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Vitrectomia anterior

A vitrectomia anterior é realizada por meio da córnea, sendo normalmente realizada em casos de complicações de cirurgias de catarata, quando há ruptura da cápsula posterior, removendo pequenas porções do vítreo.

Vitrectomia posterior

Na vitrectomia posterior ou vitrectomia via pars plana, são realizados 3 furos na a 3,5 ou 4 mm do limbo por onde será realizada a vitrectomia, sendo normalmente feita sob anestesia local.

Há também uma variação cujo procedimento é feito à laser, recomendado para casos em que alterações vasculares na retina.

Quais as indicações?

O procedimento de vitrectomia é indicado para qualquer tipo de doença ou problema ligado à retina, tais como:

  • Descolamento de retina;
  • Retinopatia diabética;
  • Membrana epirretiniana;
  • Opacidades vítreas;
  • Hemorragia vítrea;
  • Buraco macular;
  • Traumatismos oculares.

Quais os riscos?

Assim como qualquer tipo de cirurgia, a vitrectomia também possui alguns devidos cuidados e riscos, sendo eles:

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório da vitrectomia consiste no uso de colírios prescritos pelo médico oftalmologista, os quais auxiliam na recuperação, reduzindo edemas e inflamações. De maneira geral, esses colírios costumam ser utilizados de 30 a 40 dias, podendo ter as doses ajustadas ao longo das consultas para reavaliação pós-operatória.

Além disso, há alguns cuidados necessários durante o período pós-operatório. Nas primeiras semanas, a orientação é manter a cabeça em uma posição adequada nas 2 primeiras semanas. Sendo assim, pode ser necessário manter a cabeça em uma posição voltada para baixo (ou voltada para o lado) por um período específico. Isso irá variar conforme a orientação médica.

Nos primeiros dias é normal que ocorra vermelhidão nos olhos, sensação de olho seco e maior sensibilidade à claridade e luz.

Esperamos ter te ajudado com este post! Conversar com seu oftalmologista antes de realizar qualquer tipo de procedimento médico ou intervenção cirúrgica é fundamental. Cuide da sua saúde ocular e viva com mais saúde!

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 Comentários