Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Cirurgia de estrabismo: saiba como funciona e como se preparar

Julho 27, 2022 by Centro de Catarata1
cirurgia-de-estrabismo-saiba-como-funciona-e-como-se-preparar-centro-de-catarata-madureira-blog.jpg

O desalinhamento entre os olhos, mais conhecido como estrabismo, é mais normal do que se pensa. Só no Brasil, cerca de 2 a 4% das pessoas têm ou já tiveram essa condição, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). A partir disso, por mais que não seja uma primeira opção, a cirurgia de estrabismo surge como uma alternativa.

Neste conteúdo de blog vamos falar sobre como funciona a cirurgia de estrabismo, como se preparar e os cuidados necessários após o procedimento. Acompanhe!

Cirurgia de estrabismo: quais as indicações?

Antes de tudo, é importante reforçar que nem sempre é necessário recorrer à cirurgia para tratar o estrabismo. Casos menos sérios costumam ser tratados com o uso de óculos corretivos ou com a aplicação de um tampão no olho “normal”, com o objetivo de reposicionar o outro.

A cirurgia de estrabismo é indicada quando nenhum outro tratamento funciona. Dependendo do nível da condição, é necessário operar ambos os olhos. Não há uma faixa etária limite, podendo ser realizada tanto por adultos quanto por crianças. Portanto, a devida orientação deve ser fornecida pelo médico, para saber se a cirurgia é ou não a melhor opção para o paciente.

Como funciona a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo é simples e dura cerca de apenas 1 hora. O paciente pode retornar para casa após algumas horas de observação.

O paciente tem a opção de escolher entre anestesia local (apenas na área do corpo a qual será feita a cirurgia) ou geral. A partir disso, o primeiro passo é manter as pálpebras abertas com um instrumento de metal chamado lid speculum. Em seguida, são realizados pequenos cortes na região do globo em que se conectam os músculos extraoculares com o objetivo de alterar a posição dos mesmos. Fazendo isso, alteramos a forma como os músculos comandam a movimentação dos olhos.

Dependendo do tipo de estrabismo, há dois tipos de procedimentos que podem ser realizados durante a cirurgia: os que enfraquecem e os que fortalecem a musculatura extraocular. No primeiro tipo, o músculo é retirado de sua posição original e inserido em uma nova posição. No segundo tipo, um pequeno pedaço do músculo é retirado, deixando-o mais curto e forte.

Por fim, a conjuntiva é costurada para fechar a incisão. Os pontos dados na cirurgia de estrabismo absorvem em média após 3 a 4 semanas da cirurgia e não há necessidade de retirá-los.

Como é o pré-operatório?

Antes da cirurgia, o médico solicita uma bateria de exames para avaliar a condição de saúde do paciente e a capacidade de cicatrização. Nessa etapa o médico também organiza o chamado plano cirúrgico, no qual irá decidir como a cirurgia será feita, com base no quadro do paciente.

Pacientes com complicações mais graves de saúde, como por exemplo, diabetes, precisam de um cuidado redobrado. Portanto, essas questões também são avaliadas no pré-operatório.

Cuidados no pós-operatório

É normal que após o procedimento o paciente sinta vermelhidão, dores e irritação nos olhos. Isso se deve à intervenção cirúrgica. Por isso, pode ser que o médico receite analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a inflamação nos olhos, passando em torno de alguns dias. Já a vermelhidão pode passar em torno de 3 semanas.

Há alguns cuidados importantes a serem seguidos no pós-operatório da cirurgia de estrabismo:

  • Utilizar corretamente os colírios receitados pelo médico;
  • Evitar coçar e esfregar os olhos;
  • Não dirigir no período indicado pelo médico;
  • Repousar e não fazer esforço físico no período orientado pelo médico.

Existe algum risco?

A cirurgia de estrabismo está no mercado oftalmológico há muito tempo e as complicações do tratamento são raras.

Quais são os benefícios da cirurgia de estrabismo?

  • A cirurgia é simples e de fácil recuperação;
  • A cirurgia pode ser feita em qualquer idade;
  • Melhora a autoestima e o bem-estar.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para a realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.

Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS