Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Alterações oculares na gravidez

Junho 17, 2022 by Centro de Catarata0
altera_es-oculares-na-gravidez-centro-de-catarata-madureira-blog-1.jpg

Todos nós sabemos que a gestação é um período repleto de mudanças e adaptação, desde enjoos e problemas ligados ao sono até mal estar e indisposição. Mas você sabia que durante a gravidez também podem surgir alterações oculares? É sobre isso que vamos abordar neste conteúdo de blog.

Vamos citar quais são as principais alterações oculares na gravidez e quais os sintomas que ajudam a identificar de que algo não vai com a saúde dos olhos. Acompanhe!

6 alterações oculares mais comuns na gravidez

1. Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco é caracterizada como uma anomalia presente na produção ou qualidade das lágrimas, o que faz com que o olho fique mais seco do que o normal, causando ressecamento na na córnea e na superfície do olho. 

Olhos vermelhos e irritados, coceira nos olhos, fotofobia e lacrimejamento constante, são os principais sintomas dessa síndrome. 

A síndrome do olho seco não tem cura. No entanto, através de um bom tratamento é possível controlar a doença e levar uma vida normal.

2. Sensibilidade à luz

Conhecida como fotofobia, a sensibilidade à luz pode acontecer durante a gestação, podendo também causar crises de enxaqueca. Nesses casos, óculos de sol com proteção UV e lentes Transitions costumam ser indicados.

3. Alterações de grau

De repente, enxergar objetos distantes ou realizar leituras começaram a ser algo complicado pra você? Se sim, pode ser que houve uma alteração no seu grau ocular, algo que pode ocorrer durante a gestação.

4. Diabetes gestacional

Outra situação que merece atenção na gestação é a diabetes gestacional. Durante a gravidez acontecem alterações no hormônio lactogênio placentário, o qual inibe a produção de insulina e consequentemente pode fazer com que os níveis de açúcar aumentem. Assim, pode haver um aumento da insulina nessas pacientes, induzindo à alterações nos vasos sanguíneos e podendo danificar a retina.

5. Moscas volantes

Se você tem notado “sujeirinhas” ou pontos pretos na visão que seguem o movimento dos seus olhos, é bem provável que se trate de um caso de moscas volantes. Mas afinal, o que é isso?

A princípio, o nome parece um pouco estranho, mas na verdade é um problema oftalmológico que pode acontecer com muitas pessoas. As moscas volantes se caracterizam por esses pequenos pontos pretos que flutuam no campo de visão, podendo acometer apenas um ou ambos os olhos.

Os sintomas podem variar conforme a causa do problema, sendo as manchas escuras o principal deles. No entanto, há alguns sintomas que podem indicar um quadro mais avançado do problema, como o descolamento do vítreo. São eles:

  • Flashes;
  • Diminuição ocular;
  • Escurecimento ou sombras na visão;

Nesses casos, é fundamental agendar uma consulta com um oftalmologista o quanto antes para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Além disso, fatores como estresse, cansaço e ansiedade também podem acentuar o problema.

Além de fazer um acompanhamento médico com oftalmologista, também é importante realizar um pré-natal com o ginecologista para controlar os níveis de glicose no sangue. Para mulheres portadoras de diabetes ou retinopatia diabética, é importante realizar consultas mais frequentes com o oftalmologista especialista em retina, para acompanhar e ter controle do problema.

Além disso, é fundamental utilizar medicamentos apenas orientados pelo médico, além de manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e evitando o álcool.

6. Pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma complicação grave da gravidez que se caracteriza pela pressão arterial elevada. Costuma aparecer após 20 semanas de gestação e normalmente os sintomas são percebidos apenas quando já afetam os olhos, como por exemplo: sensibilidade à luz, manchas na visão e visão embaçada.

Você conheceu as principais doenças e alterações oculares que podem ocorrer durante a gestação. Porém, também podem surgir outras complicações clínicas na gravidez. Por isso, é importante manter o acompanhamento oftalmológico em dia, assim, você irá prevenir e tratar essas doenças e sua gestação será mais segura e saudável.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para realização de exames oftalmológicos.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS