Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Diabetes: como a condição pode afetar a visão?

Fevereiro 9, 2021 by Centro de Catarata0
Diabetes-como-a-condicao-pode-afetar-a-visao-Blog-Centro-de-Catarata-Madureira.jpg

O diabetes é um problema sério de saúde que atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, o que representa cerca de 6,9% da população do país.

Sem tratamento adequado, ele pode resultar em complicações mais graves, como doenças oculares que podem levar à cegueira.

Quer entender melhor como a condição pode afetar a visão? Siga a leitura e descubra!

O que é o diabetes?

O diabetes mellitus tipo 1 (DM I) é na grande maioria dos casos uma condição auto-imune que acomete principalmente indivíduos geneticamente suscetíveis.

Já o diabetes mellitus tipo 2 (DM II) surge principalmente por maus hábitos alimentares e o consumo excessivo de alimentos que proporcionam liberação excessiva de insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue). 

Com o tempo o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, sobrecarrega e começa a perder funcionalidade, passando a ter dificuldade em produzir o hormônio, o que culmina em aumento da glicose no sangue, caracterizando o diabetes. 

Doenças oculares diabéticas

As doenças oculares diabéticas podem acometer diversas partes do olho, incluindo a retina, o cristalino, a mácula e o nervo óptico. 

Estas condições incluem glaucoma, catarata, retinopatia diabética e edema macular diabético (EMD). Veja mais detalhes a seguir!

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação que surge quando excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina.  

Na maioria dos casos, a condição é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. No entanto, em alguns pacientes pode ocorrer a hemorragia vítrea. Neste cenário a pessoa pode enxergar pontos de sangue ou manchas flutuantes na visão. 

Ao primeiro sinal de dificuldade para ver e visão embaçada, outro qualquer alteração que esteja prejudicando a visão, procure ajuda de um oftalmologista.

Sem tratamento adequado, a retinopatia diabética pode piorar a saúde da visão e levar  à cegueira.

Além de manter o controle dos níveis glicêmicos, é fundamental que os diabéticos tipo 1 e 2 realizem exames oftalmológicos uma vez ao ano para monitorar a saúde da visão

Edema macular diabético

Geralmente, o edema macular diabético é uma consequência da retinopatia diabética.

O excesso prolongado de açúcar no sangue faz com que os vasos sanguíneos dos olhos absorvam mais líquido, causando um acúmulo que leva ao inchaço da mácula (área central da retina).

O edema macular pode ser assintomático de início e com o tempo, apresentar distorção ou borramento da visão. Outros sintomas como sensibilidade à luz, alterações no campo de visão, distorção de imagens e mudança na visualização das cores também podem ocorrer. 

Glaucoma

O glaucoma é uma condição que surge silenciosamente e está entre as doenças oculares mais frequentes no Brasil, com mais de 1 milhão de casos registrados.

Esse problema surge quando ocorre um aumento da pressão intraocular que comprime os vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue ao nervo óptico e à retina.

O glaucoma pode progredir sem que o paciente sinta sintomas ou perdas visuais nos estágios iniciais. Já nos estágios mais avançados da doença, a pessoa pode perceber a perda de campo visual (visão periférica). 

Sem tratamento adequado, conforme o quadro avança, o campo visual vai se estreitando cada vez mais, podendo levar à cegueira completa e irreversível. 

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente que fica atrás da íris), podendo atrapalhar ou diminuir a visão.

Em alguns casos, a pessoa desenvolve o problema em ambos os olhos ao mesmo tempo, dependendo de sua causa. Pessoas que tiveram catarata em um olho têm mais probabilidade de desenvolver futuramente no outro olho também. 

Nestes casos, o surgimento da catarata está relacionado com alterações metabólicas que ocorrem no diabetes. Os adultos diabéticos são 2 a 5 vezes mais propensos do que aqueles sem diabetes a desenvolver a catarata.

É possível prevenir?

Manter o nível de glicose controlado e fazer os exames oftalmológicos periódicos são fundamentais para a prevenção e tratamento precoce das doenças oculares diabéticas.

Além disso, é essencial manter o controle de outras condições associadas, como hipertensão e colesterol alto, que podem acelerar a progressão das doenças.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat