Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 2454-7171(21) 2454-7171

Inverno e visão: 5 cuidados com os olhos no frio

Julho 19, 2021 by Centro de Catarata0
inverno_e_vis_o_blog_centro_de_catarata_madureira.png

Você sabia que o inverno é um dos principais fatores para a proliferação de problemas oculares? O clima seco e a baixa umidade podem contribuir para o aparecimento de diversas alergias e patologias que atingem diretamente a saúde ocular. Portanto, é importante adotar alguns hábitos de cuidados com os olhos neste período.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% da população brasileira está propensa a ter algum tipo de alergia ocular entre os meses de junho a setembro. Dessa forma, ir ao oftalmologista regularmente e ficar atento a alguns sintomas, como: vermelhidão, ardência nos olhos e coceira, é de extrema importância.

Cuidados com os olhos X Inverno: como cuidar da visão no frio?

Além de estar atento aos sintomas oculares e fazer exames regularmente, é importante conhecer alguns hábitos de cuidados com os olhos que devemos adotar no inverno, a fim de proteger a nossa visão. 

Preparamos cinco dicas fundamentais para te ajudar. Confira!

1- Não compartilhe objetos pessoais

Se você tem o costume de compartilhar objetos pessoais como maquiagem, toalhas ou lenços, saiba que esse hábito pode contribuir para o surgimento de infecções, micoses e terçol. Portanto, é melhor evitar e utilizar esses objetos apenas para uso próprio.

2- Mantenha as roupas de cama limpas

Manter as roupas de cama sempre limpas e trocá-las com frequência é fundamental para evitar problemas oculares. Os travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso, é indicado trocar as fronhas e lençóis semanalmente.

Vale reforçar que ao retirar para uso cobertores que estavam guardados há muito tempo, também é importante lavá-los.

3- Lave as mãos

Um ato simples mas que pode fazer uma grande diferença. Você sabia que lavar as mãos diminui as chances de desenvolver uma conjuntivite viral? Devido ao fato de a superfície ocular ficar diretamente exposta a agentes infecciosos, ao higienizar as mãos, o risco de bactérias chegarem até o globo ocular é praticamente mínimo.

4- Utilize óculos de sol

Mesmo em dias nublados, a incidência dos raios solares ainda é forte. Portanto, é importante utilizar óculos de proteção. Uma boa lente protege os seus olhos dos efeitos causados pela luminosidade e radiação.

5- Evite ambientes refrigerados

O ar condicionado pode contribuir para o ressecamento dos olhos, principalmente no frio. Por isso, devem ser evitados. Caso realmente haja necessidade do uso, lembre-se de manter os filtros sempre limpos da maneira correta.

Alguns outros cuidados com os olhos também podem ser adotados neste período de frio. São eles:

  • Manter tapetes, carpetes e cortinas sempre limpos. Esses itens podem acumular poeira;
  • Deixar as janelas abertas para que o ar possa circular livremente;
  • Evitar coçar os olhos.

Problemas oculares mais comuns no inverno

Agora que você já sabe quais são os cuidados com os olhos que devem ser adotados como forma de cuidado e prevenção, é importante conhecer quais são as patologias que podem ser agravadas no inverno. As principais delas são:

  • Conjuntivite alérgica;
  • Conjuntivite viral;
  • Síndrome do olho seco.

 

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre cada uma delas.

  • Alergias oculares

Como vimos anteriormente, as alergias são os problemas oculares mais comuns no inverno. Devido ao fato de passarmos mais tempo em locais fechados ou com pouca circulação de vento e ar, os nossos olhos ficam mais suscetíveis à alergias.

Além disso, pessoas que já possuem algum quadro alérgico, como rinite ou sinusite, têm maiores chances de desenvolver alguma alergia ocular.

Alguns dos sintomas de alergias oculares mais comuns são: coceira, lacrimejamento, fotofobia, ardência, irritação e vermelhidão nos olhos.

Confira também – Alergias nos olhos: conheça os principais tipos

  • Conjuntivite alérgica

Este tipo de conjuntivite é causado por fatores alergênicos, como poeira, ácaro e pólen. Determinados medicamentos ou alimentos também podem contribuir para o problema. 

Apesar de ser comum no inverno, a conjuntivite alérgica tem uma tendência a ser predominante no verão e na primavera, devido ao crescimento de pólen no ar. No entanto, o clima seco e úmido do inverno, também contribui para essa condição, fazendo com que o olho fique mais seco e com pouca lubrificação. Assim, os olhos ficam mais suscetíveis a fatores externos.

Vermelhidão nos olhos, inchaço nas pálpebras e lacrimejamento são alguns dos principais sintomas da conjuntivite alérgica. Diferente dos demais tipos, a conjuntivite alérgica costuma se manifestar simultaneamente em ambos os olhos.

  • Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco está relacionada à exposição a uma série de fatores externos, entre os quais: poeira, ar seco e baixa umidade. Essa síndrome é causada pela diminuição ou ausência da produção da lágrima, fazendo com que o olho fique seco.

Ardor, irritação nos olhos, olhos embaçados e sensibilidade à luz são os principais sintomas da síndrome do olho seco.

Saiba mais sobre o assunto em – Síndrome do olho seco: o que é, sintomas e tratamento

Até aqui você acompanhou alguns dos principais cuidados com os olhos que devem ser adotados no inverno e conheceu os problemas oculares mais comuns. Com tantas patologias, é normal que muitas vezes os sintomas sejam confundidos, por isso, é importante visitar o oftalmologista para ajudar com o diagnóstico e tratamento mais adequado para cada condição.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato e agende uma consulta através do telefone/WhatsApp: (21) 2454-7171.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Centro de Catarata Madureira
Registro: 5201036084-RJ
Diretor Técnico-Médico: Dr. Rodrigo Carvalhosa Ramos
Médico – CRM-RJ: 660906
Oftalmologia – RQE-RJ: 14946

Contato e Localização

Rua Ewbank da Câmara, nº 122
Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 /
WhatsApp: (21) 2454-7171

Aviso de Privacidade
Política de Cookies
Termos de Uso do Site
Solicitar Acesso aos Dados

Requisições relacionadas à Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD)? Entre em contato com o Centro de Catarata por meio do e-mail dpo@centrodecatarata.com.br.

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS