Rua Ewbank da Câmara, 122Madureira - Rio de Janeiro/RJ(21) 97167-2331(21) 2454-7171(21) 2489-9156

Pterígio: saiba sintomas e tratamento

Dezembro 21, 2020 by Centro de Catarata0
Centro-de-Catarata-BLOG-Pterigio-o-que-e-e-como-tratar.jpg

O Pterígio é uma doença oftalmológica que pode acometer um ou ambos os olhos(bilateral).

Sem tratamento adequado, a condição pode causar grande desconforto e prejudicar a visão de quem convive com ela.

Quer entender melhor? Então, siga a leitura e descubra mais sobre o Pterígio e como tratá-lo.

O que é Pterígio?

Popularmente conhecido como carne nos olhos ou carne crescida, o Pterígio é o espessamento vascularizado e carnoso da conjuntiva, membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (parte branca do olho), com formato triangular e de coloração avermelhada, amarelada, acinzentada ou até mesmo incolor, que se estende do ângulo interno do olho em direção à córnea.

O Pterígio é um tumor benigno que surge como defesa do olho à exposição prolongada ao sol ou vento, onde há irritação ocular crônica. Na maioria dos casos, o problema não provoca sintomas, já em outros pode crescer de maneira mais rápida e causar irritação ou distorção da forma da córnea, resultando na diminuição da visão e problemas cosméticos, ou seja, na aparência.

Não é comum surgir em crianças e adolescentes, mas pode aparecer em pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais frequente em jovens adultos e idosos.

Quais são os sintomas do Pterígio?

Em alguns casos, o Pterígio é assintomático, ou seja, não apresenta sinais. Porém, existem pacientes com sintomas que podem variar de acordo com o grau da doença.

Nos sintomas, os sintomas pode ser:

  • Visão turva
  • Olhos avermelhados
  • Sensibilidade à luz
  • Lacrimejamento
  • Sensação de ardência
  • Coceira
  • Olhos vermelhos
  • Sensação de queimação ou poeira nos olhos;
  • Sensação de crescimento de corpo estranho nos olhos

Inicialmente o Pterígio pode não se manifestar como descrito acima. Assim, os sintomas podem passar despercebidos como simples desconfortos nos olhos.

Quais são as causas?

O Pterígio pode surgir por fatores genéticos ou ambientais, como:

  • Exposição contínua e crônica à luz solar
  • Exposição direta dos olhos ao vento, poeira e poluição

Pessoas que usam moto diariamente, ou até carro para se locomover, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. 

Existem outros fatores que podem ser levados em consideração, como idade e sexo, pois o Pterígio é mais comum em pessoas entre 20 a 40 anos e mais predominante nos homens do que em mulheres.

É possível prevenir?

Não há como prevenir a predisposição genética, no entanto, há como evitar os fatores ambientais que contribuem para o surgimento da doença.

Assim, o uso de óculos de sol é uma das melhores formas de prevenção do pterígio, uma vez que protege os olhos contra a poeira, vento e luz ultravioleta.

Como tratar?

O tratamento varia conforme o tamanho do crescimento e da evolução da doença. Existem basicamente duas formas de tratamento: colírios e cirurgia.

O uso de colírios pode ser feito quando a inflamação causa sintomas como irritação e vermelhidão. Lembre-se: a automedicação é perigosa no tratamento de qualquer doença, o uso do colírio inadequado pode resultar no agravamento dos sintomas.

Já a cirurgia é indicada para pacientes que já fizeram o uso da medicação prescrita pelo médico oftalmologista e mesmo assim não apresentaram melhora dos sintomas.

Nos casos avanças em que a pessoa apresenta visão turva o tratamento mais eficiente é o cirúrgico.

A cirurgia para remoção do Pterígio pode durar em média de 30 a 45 minutos. Durante a recuperação o paciente precisa usar tapa-olhos.

Durante a consulta, o oftalmologista deve  passar as instruções pós-cirúrgicas, como cuidados, medicamentos e outras questões específicas sobre a região dos olhos e saúde no geral. 

Apenas o médico oftalmologista pode diagnosticar adequadamente e passar o plano ideal de tratamento conforme as necessidades do caso.

Você vem sentindo algum dos sintomas descritos ou a combinação deles e notou o crescimento de um corpo estranho nos olhos? Não espere o problema se agravar e procure um oftalmologista que possa te ajudar.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialista oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Compromisso com os fundamentos técnicos e científicos da oftalmologia, com ética, honestidade, transparência e atendimento humanizado.

Horário de atendimento:
Seg – Sex: 8h às 18h;
Sáb: 8h às 12h.

Responsável Técnico:
Rodrigo Carvalhosa Ramos
/ CRM – 5266090-6

Contato e Localização

Contato e Localização
Rua Ewbank da Câmara, nº 122

Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2454-7171 / (21) 2489-9156
WhatsApp: (21) 97167-2331

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela Agência KOS

Open chat